Governo do Estado entrega mais de 6,8 mil eletrodomésticos e utensílios para famílias atingidas pelas fortes chuvas

O Governo do Estado começa a entregar amanhã (29) os primeiros eletrodomésticos e utensílios para famílias atingidas pelas chuvas nos municípios de Itamaraju e Vereda, no extremo sul da Bahia. São 380 geladeiras, 500 botijões de gás, mil fogões e cinco mil lâmpadas eficientes. A ação marca o recomeço e a reconstrução das vidas das famílias atingidas pelo temporal. A entrega ocorre com a presença do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, às 10 horas, na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), localizada na BR-101.

Já em Vereda, a entrega ocorre na Secretaria Municipal de Assistência Social. “Esse é um momento de recuperação da dignidade e da autoestima das pessoas. Um ato importante para as famílias que perderam tudo. Nós estamos imbuídos nessa missão de minimizar esse prejuízo material que elas tiveram, ao mesmo tempo em que buscamos oferecer um pouco de conforto e solidariedade”, destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins. Segundo ele, 120 geladeiras e 500 botijões foram adquiridos com recursos próprios do Estado da Bahia, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), e realizadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Os outros 160 refrigeradores foram doados pela Neoenergia Coelba e os fogões pelo Magazine Luíza. “Esse é um esforço conjunto feito com um único propósito: ajudar centenas de famílias. Estamos aqui para ajudar na reconstrução de vidas e dizer que é possível recomeçar, que elas não estão sozinhas. Aproveito para agradecer cada doação, elas são exemplos de união e solidariedade do povo baiano e de outros brasileiros que continuam ajudando”, reforçou Martins.

Em razão do agravamento dos estragos provocados pelas fortes chuvas, a Neoenergia Coelba decidiu triplicar a quantidade de geladeiras que serão doadas, passando de 500 para 1.500 eletrodomésticos, que serão entregues às famílias atingidas pelas chuvas. Além disso, cinco mil lâmpadas eficientes também serão distribuídas. As famílias beneficiadas foram identificadas durante processo de triagem e, desde a semana passada, é feito um trabalho de busca ativa das vítimas dos temporais para a identificação das necessidades e urgências de cada uma delas. A SJDHDS também tem prestado apoio técnico às equipes de assistência social dos municípios. Para ser beneficiada com a doação, a família precisa estar inscrita no cadastro único de programas do governo federal (CadÚnico); ter residência no município em estado de calamidade pública; e o imóvel atingido pela chuva com perda de eletrodomésticos. A comprovação é feita por órgãos municipais e pela Sudec.

Últimas Noticias

Vasco e Sport empatam em Maracanã lotado

O Vasco empatou sem gols com o Sport, na tarde deste domingo (3) no estádio do Maracanã, pela 16ª...