No sul baiano, Fábio Vilas-Boas alerta para cuidados com leptospirose e diarréia

Ex-secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas visitou municipios atingidos pelas chuvas na região Sul da Bahia. A viagem iniciou na quinta-feira e segue nesta sexta-feira (30). O pré-candidato a deputado federal passou por cidades como Ilhéus, Itabuna, Coaraci, Itajuípe, Uruçuca, Pau Brasil, Camacã e Ubaitaba.

Como ex-gestor de saúde, o médico fez um alerta para as doenças que podem surgir após as enchentes. “Podemos ter vários casos, sobretudo de leptospirose e de diarréias. Mas também quadros gripais e a presença da covid-19”.

Vilas-Boas ainda orientou: “Em relação à diarréia, toda água que for ingerida nessas áreas deve ser previamente bem fervida. Os gestores municipais também podem distribuir pastilhas de cloro para esterilizar a água que está sendo servida”.

No Sul, o médico reuniu-se com prefeitos, vereadores e lideranças que estão assistindo os desabrigados. Vilas-Boas é produtor de cacau em Uruçuca e frequenta a região há quase 40 anos. Além disso, pode auxiliar com a experiência que teve à frente da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

“Em relação à leptospirose, quem tiver qualquer sintoma de febre, dor nas pernas ou amarelecimento da pele deve procurar com urgência os serviços de saúde”, disse Vilas-Boas.

E completou: “Lembro ainda do risco que já vivemos da gripe, da covid-19 e de outras síndromes respiratórias em função das pessoas desabrigadas estarem aglomeradas em casas de parentes e outros locais fechados”.

Em Ilhéus, o ex-secretário visitou o centro criado pelo Governo do Estado para gerenciar a crise. Também foi a centrais de distribuição de mantimentos, mantidas por prefeituras como as de Uruçuca, Itajuípe e Pau Brasil. Ainda passou por hospitais municipais que estão atendendo pessoas com quadros das doenças típicas do pós-chuvas.

Últimas Noticias

Servidor público é morto no Centro de Porto Seguro

Matheus Coleta, 24 anos, servidor da Secretaria de Administração de Porto Seguro, foi morto na tarde desta terça-feira (05/07)....