Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Casa da Ginástica da Bahia inicia atividades em Lauro de Freitas

A apresentação de coreografias de ginastas de alto rendimento e também atletas iniciantes marcou, na manhã desta quarta-feira (12), o início das atividades da Casa de Ginástica da Bahia – Centro de Treinamento de Base e Alto Rendimento, em Lauro de Freitas. O espaço é resultado de uma parceria entre a Federação Baiana de Ginástica (FBG) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.

O investimento disponibilizado pela Sudesb é da ordem de R$ 328 mil para aquisição de material esportivo, fardamento, materiais administrativo, de limpeza, permanentes, exames admissionais e demissionais e recursos humanos para o projeto Cagiba. Já a Prefeitura de Lauro de Freitas disponibilizou à FBG o espaço físico, o ginásio onde funcionou o jockey clube do município.

O ato de abertura contou com a presença da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; da assessora chefe da Sudesb, Susi Dócio, que representou o diretor-geral da autarquia do esporte, Vicente Neto; do secretário do Trabalho e Esporte de Lauro de Freitas, Uilson de Souza; do presidente do Conselho Regional de Educação Física, Rogério Moura; representantes de associações e ligas esportivas de Lauro de Freitas e professoras e técnicos da ginástica baiana.

“É uma satisfação enorme para a Sudesb possibilitar mais este espaço para o esporte baiano. O investimento que estamos fazendo ao longo destes anos, com realização de competições, apoio com passagens, tem dado enorme retorno à ginástica da Bahia. Com este espaço e mais os projetos de fomento, temos certeza de que tornaremos a Bahia também referência nesta modalidade esportiva”, disse Susi Docio.

Já a prefeita Moema Gramacho destacou a honra que representa, “para Lauro de Freitas, abrigar a Casa de Ginástica da Bahia. Que o nosso município torne-se referência desta modalidade esportiva em nosso estado”, disse a gestora.

Também feliz com a conquista, a presidente da Federação Baiana de Ginástica, Evélin Lobo, disse estar, nesta quarta-feira (12), realizando um grande sonho de todos aqueles que atuam com a ginástica baiana — atletas, professores, técnicos e familiares. “Estou ainda mais otimista com o futuro da ginástica da Bahia. Com a Cagiba em funcionamento, as atletas da Bahia não precisarão mais ir para outros estados para treinar. Isso resultará em melhor condição de treinamento, mais economia para a atleta e técnicos, mas qualidade de vida e conforto para todos. Realmente, é uma conquista muita grande para o nosso esporte”, comemora Evelin.

As perfomances foram realizadas por atletas baianas dos clubes de ginástica Cetgym e Gorba. Entre os destaques, Keyla Santos, campeã sul-americana por equipe, campeã sul-americana por equipe geral, vice-campeã sul-americana na categoria Individual Geral, segundo lugar no aparelho fita da América do Sul; e Júlia Gois, campeã sul-americana de dupla juvenil.

A Casa de Ginástica da Bahia – Centro de Treinamento de Base e Alto Rendimento, em Lauro de Freitas, está situada na Rua dos Vereadores, no bairro Aracuí, onde funcionava o antigo ginásio de esportes. Irá ser o espaço para treinamento de ginastas de alto rendimento e iniciantes, por meio de projeto social. Além das jovens meninas de Aracuí, a Cagiba irá beneficiar garotas dos bairros de Chafariz, Lagoa dos Patos, Vila Mar e Praiana, áreas de maior vulnerabilidade socioeconômica do município.

Celebrações devem reunir mais de 2 milhões de fiéis pelo país no feriado

Mais de 2 milhões de fiéis devem celebrar a Semana Santa pelo país neste ano. É o que aponta um levantamento do Ministério do...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Celebrações devem reunir mais de 2 milhões de fiéis pelo país no feriado

Mais de 2 milhões de fiéis devem celebrar a Semana Santa pelo país neste ano. É o que aponta...
Prefeitura Porto Seguro

Celebrações devem reunir mais de 2 milhões de fiéis pelo país no feriado

Mais de 2 milhões de fiéis devem celebrar a Semana Santa pelo país neste ano. É o que aponta...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...