Pai Carlinhos de Oxum: sacerdote do Jeje Savalu recebe título de Doutor Honoris Causa

Considerado um dos principais sacerdotes da nação Jeje, o babalorixá Carlinhos de Oxum foi agraciado com o título honorífico de Doutor Honoris Causa pela Faculdade Brasileira e Internacional de Capelânia e a Ordem dos Capelões do Brasil (OCB). A honraria é concedida pela instituição à personalidades que prestam serviços extraordinários à sociedade para o progresso da ciência, das letras, das artes e da cultura e aos que tenham benefício excepcional à humanidade. A concessão deste título a Pai Carlinhos foi recebida com muita festa entre os adeptos do Candomblé não só de Salvador, mas também fora do estado e em diversos países, onde o sacerdote tem diversos filhos de santo e possui serviço prestado.

“Muito gratificante receber esse título pois dediquei minha vida ao axé, cuidando de pessoas, de cabeças e de vidas. Esse foi o meu mister durante a minha juventude e que se prorroga até hoje. Agradeço a Deus, aos vòdúns (orixás) e aqueles que confiaram em mim sempre. Peço a Deus que me permita trabalhar em prol da humanidade, por muitos e muitos anos”, declarou o sacerdote e agora Doutor Honoris Causa.

Carlos Alberto de Oliveira Bottas tem 47 anos de iniciação no Candomblé e é Hungbono do terreiro kare Lewi, casa que foi fundada em 1939 e possui diversas ahamas (casas filhas). Pai Carlinhos é filho de santo de Mãe Pureza, yaolorixá do Kare Lewi, e foi o último vodunci raspado por Contança Pires, a Mãe Tança, matriarca do Cocunda de Yayá, casa matriz do Jeje Savalu. Após a iniciação de Carlinhos de Oxum, Mãe Tança adoeceu e não pode mais participar dos rituais religiosos, falecendo anos depois. Tempos após, Mãe Pureza também faleceu e após o luto oficial, Carlinhos foi escolhido para sucedê-la na cadeira do Kare Lewi, localizado em Cajazeiras, e suas casas filhas. Daí, o sacerdote foi responsável por centenas de pessoas em vários estados e também no exterior.

Últimas Noticias

Justiça nega pedido e mantém julgamento de Flordelis

A Justiça carioca negou hoje (20) o pedido da defesa da ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza para...