Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Salvador: Prefeitura assina convênio para realização de escola digital de economia criativa

A Prefeitura de Salvador deu mais um passo para facilitar o acesso da juventude ao mercado de trabalho. Uma parceria foi firmada, nesta quarta-feira (19), garantindo o lançamento da Escola Digital de Economia Criativa co.liga na cidade. A iniciativa desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), com a participação do Município, permitirá a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa foi apresentada em solenidade realizada no foyer no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito Bruno Reis; da vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos; do diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Rafael Callou; e do secretário-geral da FRM, João Alegria. O co.liga oferece 37 cursos, de forma gratuita, tendo como público-alvo jovens com idades entre 19 e 28 anos. As inscrições podem ser feitas no site https:// coliga. digital/.

IMG 20220119 WA0193
Foto: Betto Jr./Secom

Desenvolvida para conectar juventudes, profissionais e empresas de diferentes segmentos de atuação no campo da economia criativa, a co.liga oferece uma plataforma digital com cursos gratuitos e outras oportunidades para facilitar a inserção produtiva dos jovens no mercado, fomentando e fortalecendo parcerias com os agentes públicos e privados locais, buscando ampliar o impacto e alcance desses jovens. No discurso, o prefeito ressaltou que a ação é uma forma de Salvador ampliar sua matriz econômica, a partir da aposta em novos vetores, a exemplo da área de inovação e da economia criativa.

“Esses investimentos mudam a cara de uma gestão, pois oferecem políticas públicas mais eficientes. E, neste ponto, a pandemia antecipou os processos e deixou para trás os preconceitos que haviam em relação ao trabalho remoto, por exemplo. Então, o que era visto como emprego do futuro passou a ser o emprego do presente. E é justamente neste contexto que Salvador quer se inserir ainda mais, com a chancela da Fundação Roberto Marinho e da OEI. Esta iniciativa se alia ao Colabore, o Polo de Economia Criativa e ao Hub Salvador, como atores deste novo modelo de negócios”.

“Salvador é conhecida em todo o mundo como uma cidade cultural, e nosso desafio também envolve transformá-la em uma cidade inteligente e criativa, consolidando os projetos e agregando novas alternativas para tornar a nossa cidade como a mais inteligente e criativa do Brasil”, concluiu o chefe do Executivo Municipal.

Esforço coletivo – João Alegria ressaltou a importância do esforço coletivo para a iniciativa cumprir o objetivo principal: alcançar o público-alvo. “Não faz o menor sentido manter este trabalho isolado na internet. É preciso atingir as pessoas. Então, nosso sentimento é de alegria por esta parceria que envolve diversas iniciativas da Prefeitura no social, educação e inovação, e que só importa porque faz sentido para todos aqui”, afirmou o secretário-geral da FRM.

Chefe da representação da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil, Rafael Callou explicou que a iniciativa oferece oportunidade de trabalho e emprego aos jovens e, além disso, traz conteúdo sistêmico para a cidade de Salvador, focando especialmente nas áreas sociais. “É uma ação que pensa no futuro e articula coisas positivas para essa juventude. É preciso agradecer à Prefeitura por permitir a chegada deste projeto e por deixar ele se desenvolver nesta cidade tão criativa. Assim poderemos atingir mais pessoas e ajudar a quem mais precisa”.

A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou o impacto da iniciativa, realizada de forma coletiva, para a cidade. “Essa é uma rede que chega a Salvador com estrutura e qualidade para construir um trabalho que envolve a Prefeitura, organizações internacionais e a comunidade como um todo. A cidade tem uma questão histórica de desigualdade que precisa ser reparada. E já mudamos muito na educação, na assistência social, saúde, cultura e demais campos de desenvolvimento. Salvador será cada vez mais uma cidade inteligente, que oportuniza o acesso à tecnologia, direito e desenvolvimento sustentável, tudo isso feito em rede”.

Demais ações – A solenidade marcou ainda a assinatura de um protocolo de intenções afirmando o interesse das partes em cooperarem com vistas ao desenvolvimento de projetos e atividades nas áreas da educação, ciência e cultura na capital baiana, com foco em desenvolvimento de pesquisas, estudos e avaliação de impacto; promover intercâmbio de conhecimentos, experiências e ações exitosas no âmbito da Iberoamérica, visando fomentar atividades de cultura e economia criativa, como foco no empreendedorismo e novos negócios.

Para tanto, a ação busca desenvolver novas tecnologias, metodologias, formação e capacitação de profissionais da gestão pública e da sociedade civil, conectando juventudes, profissionais e empresas, por meio da formação e inclusão produtiva dos jovens brasileiros na economia criativa por meio da comunidade, educação e de oportunidades de trabalho.

Programação – O lançamento da iniciativa contou ainda com painéis de debate e apresentação da Quabales Banda, grupo performático que mescla percussão baiana, hip hop, som eletrônico, dança e Stomp.

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em...

A FILA ANDOU? Gracyanne é vista acompanhada e jovens em bar até cantam

O cantor Belo e sua ex-mulher Gracyanne Barbosa continuam sendo uns dos assuntos comentados das redes sociais. Um vídeo da musa fitness começou a...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria...
Fundação Jose Silveira

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria...

A FILA ANDOU? Gracyanne é vista acompanhada e jovens em bar até cantam

O cantor Belo e sua ex-mulher Gracyanne Barbosa continuam sendo uns dos assuntos comentados das redes sociais. Um vídeo...

Candeias: Prefeitura convoca pescadores que recebem o auxílio defeso para a entrega de documentos

A Prefeitura Municipal de Candeias através das Secretárias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social e Agricultura, Pesca e Pecuária...

Professores da Bahia aprovam paralisação em protesto contra proposta de reajuste salarial

Professores da rede estadual de ensino da Bahia aprovaram uma paralisação para os próximos dias 29 e 30, conforme...