Acervo da Laje inaugura exposição, promove performance e oficina neste final de semana no MAM

O Acervo da Laje e o Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) abrem neste sábado (23), a partir das 13:30h, a exposição com Visita Guiada gratuita ‘Subúrbio: uma exposição em Três Atos’ na Galeria 3 do Solar do Unhão. A mostra comemora os 12 anos de existência do Acervo da Laje que tem sido um relevante espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário e as periferias de Salvador. Durante mais de uma década o Acervo já apresentou obras em diversos museus, como o MAM do Rio, realizou centenas de ações e projetos, participando de ações estaduais, nacionais e internacionais, incluindo a 3ª Bienal da Bahia e a 31ª Bienal de São Paulo.

“Essa exposição está dividida em três atos e apresenta as ancestralidades do Subúrbio Ferroviário, com artistas que iniciaram as coleções do nosso Acervo, aliados à produção de jovens talentos que despontam nas artes”, explica José Eduardo Ferreira que juntamente com Vilma Santos, idealizou e coordena esse coletivo de artes. “Propomos um diálogo com artefatos históricos e peças que contam a nossa história de pertencimento à cidade, através de itens que revelam a exuberância da existência do nosso território, como o mar, rios, cachoeiras e praias e seus objetos arqueológicos”, completa Vilma.

Residência e Processo

A exposição ‘Subúrbio’ integra o ‘Programa de Residências Artísticas do MAM-Bahia’ que convida grupos e coletivos para ocupar o museu. “A proposta é que o público frequentador do MAM, acompanhe e participe dos processos dessa programação, pois a residência se utiliza do formato de ateliê aberto, no qual os artistas e convidados compartilham seus processos criativos do dia a dia no museu”, explica o curador do MAM, Daniel Rangel.

Segundo Vilma Santos, a exposição ‘Subúrbio’ estará em processo. “Nossa proposta é produzir pontos de fuga, surpresas e até estranhamentos, ocupando espaços que na sua origem foram pensados por Lina Bo Bardi –criadora do MAM– para ser um museu de arte popular”, relata Vilma. Durante a Residência a exposição apresenta os atos de forma processual e contínua: Ato 1 – início, memórias, artefatos ancestrais, origem do Acervo da Laje; Ato 2 – continuidades, artistas com obras no Acervo da Laje; e Ato 3 –novas gerações artísticas da periferia.

“A ideia é que o espaço do MAM Bahia seja um catalisador para que essas propostas locais ganhem ainda mais visibilidade e que, a partir do intercâmbio com o público e a equipe do museu, possam ampliar e potencializar suas ações”, conclui o curador do MAM, Daniel Rangel.

Programação e horários

Na programação do Acervo da Laje no MAM estão previstos os bate-papos, oficinas para crianças, passeio marítimo, apresentações musicais e muito diálogo sobre arte na periferia, direito à cidade, memórias suburbanas, invisibilidades, curadorias e colecionismos, artes pretas, constituição de acervos, museus e seus entornos, dentre outros temas.

Depois da abertura e visita guiada da exposição ‘Subúrbio’ às 13:30h de amanhã (23), o Acervo promove às 16h a performance musical com Shay Rizzo no Pátio do Flamboyant com entrada gratuita. No domingo, às 15h, será promovida a ‘Oficina de Pintura para Crianças’ também com participação gratuita e tendo coordenação de Zaca Oliveira. Acompanhe as redes sociais do MAM-Bahia (@bahiamam) para saber das novidades do Acervo da Laje no Solar do Unhão.

O MAM funciona de terça a domingo, das 13h às 18h, mas o Cine MAM e o Café Saladearte ficam abertos todos os dias, das 12h às 22h. A exposição Encruzilhada(Casarão e Capela) é gratuita e está aberta de terça a domingo, das 13h às 18h, mesmos dias e horários da visitação ao Acervo da Laje.

Mais informações no site do MAM ou telefone (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.

Últimas Noticias

Homem investe R$ 75 mil e consegue se transformar em cachorro

Toco, como é conhecido no Twitter, sempre teve o sonho de se transformar em um cachorro. O japonês investiu...