O barulho de alguém mastigando te incomoda? Pode sofrer deste distúrbio

É daqueles que detesta determinados barulhos? Então, talvez sofra de um distúrbio chamado misofonia ou Síndrome de Sensibilidade Seletiva a Sons.

O termo está associado a pessoas sensíveis, que sentem repulsa ou até mesmo irritação extrema quando escutam certos sons, como por exemplo mastigar, estalar os lábios, estalar os ossos e outros sons.

Esta síndrome – aparentemente inocente – pode inclusive provocar excesso de raiva e levar a que a pessoa afetada tenha que se afastar de imediato de quem ou da coisa que causa o barulho.

A origem da misofonia ainda está envolta em mistério, no entanto especialistas concordam que a síndrome é uma reação física e mental.

“Está presente em mais pessoas do que se imagina”, diz a psicóloga Bárbara Lucendo ao Cuídate Plus. Mais ainda, a especialista destaca que a misofonia pode agravar-se com o passar do tempo.

Sintomas

Caso tenha uma resposta fisiológica fortemente negativa a certos ruídos, sejam eles altos, baixos, feitos com a boca ou com outros objetos, pode ser que sofra de misofonia.

Veja os principais sintomas:

. Irritação, aborrecimento ou repulsa ao escutar certos sons;
. Raiva, sentimentos de agressão ou até mesmo o desejo de agredir o perpetuador do barulho física ou verbalmente;
. Nervosismo ou desconforto;
. Sensação de ansiedade ou pânico;
. Sensação de pressão ou como se o peito estivesse apertado;
. Aumento das palpitações, temperatura ou pressão arterial.

Segundo os especialistas, as reações são facilmente identificadas e associadas mesmo instante em que o indivíduo ouve o ruído que o incomoda.

Últimas Noticias

Leilão de energia contrata 29 empreendimentos com deságio de 9,36%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica realizaram hoje (27)...