Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Pesquisadoras da Bahia desenvolvem curativo sustentável a partir de nanopartículas de própolis

Lesões na pele podem causar desconforto em grande parte da população, especialmente às pessoas que sofrem com doenças como a diabetes. Pensando em encontrar uma solução que ajude no tratamento de ferimentos, a pesquisadora Patrícia Fonseca, juntamente com sua orientadora Neila Pereira, pensaram em um projeto inovador para desenvolvimento de biocurativos com nanopartículas de própolis incorporadas a subprodutos naturais.

A ideia, que foi contemplada pelo Edital Inventiva, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), surgiu a partir da necessidade de tratamentos alternativos e eficazes para terapias de lesões cutâneas crônicas que vão desde feridas em diabéticos, úlcera de decúbito a queimaduras. “Pensamos na associação da própolis com outros subprodutos naturais que geralmente são descartados, gerando assim um material sustentável de alto impacto”, ressalta Patrícia.

A pesquisadora lembra que alguns tipos de curativos disponíveis no mercado possuem tempo de regeneração epitelial longo e custo alto. “Nosso tratamento é inovador, capaz de solucionar problemas estruturais em algumas terapias ou até mesmo potencializar o efeito de outras e com isso propor novas pesquisas através da associação de materiais já existentes que atuam individualmente em processos terapêuticos que envolvam ações antibacteriana, anti-inflamatória e cicatrizante”, disse.

Considerado um processo cuidadoso, o tratamento de feridas demanda uma série de cuidados, além de serem onerosos por necessitar de trocas sucessivas de curativos. “Quando estes pacientes se encontram internados, levam mais tempo sob cuidados profissionais e riscos de outras infecções. Desta forma, é salutar desenvolver uma terapia mais racional e acessível para todo tipo de paciente, tanto pela necessidade terapêutica quanto pelo baixo custo na sua aquisição”, defende a pesquisadora.

Atualmente cursando mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação na Universidade Federal da Bahia, Patrícia desenvolve o projeto em parceria com a professora Neila de Paula Pereira, doutora em Ciências Farmacêuticas na área de insumos, medicamentos e correlatos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com apoio da Fapesb, do Sebrae e do CNPq, a ideia inovadora também tem como parceiros o Laboratório de Pesquisa em Medicamentos e Cosméticos (Lapemec – Ufba), a Universidade Federal do Alagoas (Ufal) e o Laboratório de Farmacologia e Terapêutica Experimental (Lafte).

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação para contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.

Filha de Neymar, Mavie toma primeiro banho de mar na Bahia

A modelo Bruna Biancardi, ex-namorada de Neymar, escolheu o mar da Bahia para ser o primeiro banho de água salgada de Mavie. A pequena,...

MP firma TAC para regularização ambiental de atividade mineração em Lençóis

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Alan Cedraz, firmou um acordo com a Associação dos Produtores Rurais e Cortadores de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Filha de Neymar, Mavie toma primeiro banho de mar na Bahia

A modelo Bruna Biancardi, ex-namorada de Neymar, escolheu o mar da Bahia para ser o primeiro banho de água...
Fundação Jose Silveira

Filha de Neymar, Mavie toma primeiro banho de mar na Bahia

A modelo Bruna Biancardi, ex-namorada de Neymar, escolheu o mar da Bahia para ser o primeiro banho de água...

MP firma TAC para regularização ambiental de atividade mineração em Lençóis

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Alan Cedraz, firmou um acordo com a Associação dos...

BARRACO! Prefeito de cidade baiana leva amante para gabinete e é flagrado pela esposa

O prefeito de uma cidade baiana levou um flagrante da esposa no gabinete da prefeitura e o pau quebrou....

Polícia Civil prende homem agressor por descumprir medida protetiva

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Conceição da Feira cumpriram, na quarta-feira (17), um mandado de prisão preventiva contra...