SEC mobiliza estudantes para inscrições gratuitas em 43 cursos do Programa Educar para Trabalhar

As inscrições para 110.459 vagas gratuitas de 43 cursos de qualificação profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD), do Programa Educar para Trabalhar, seguem até o dia 9 de maio. Os candidatos interessados devem acessar o formulário eletrônico, disponível no Portal da Educação.

Para mobilizar os estudantes, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está promovendo um mutirão para as inscrições em 126 escolas estaduais localizadas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação, envolvendo a atuação de 80 mobilizadores da SEC e do Sistema S. A ação visa divulgar os cursos, tirar dúvidas sobre o funcionamento do programa e efetivar as inscrições dos candidatos através de computadores disponibilizados nas escolas.

“Estamos dando continuidade à política de qualificação profissional dos estudantes e egressos da rede estadual, promovida pelo governo do Estado, como parte da formação cidadã e inserção no mundo do trabalho. É muito importante que as pessoas se inscrevam, pois são 43 opções de cursos de 10 eixos tecnológicos, ou seja, uma boa oportunidade para quem deseja ter novas perspectivas profissionais”, destacou o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal.

A estudante Maria Julia de Souza, 14, que faz o curso técnico de nível médio em Segurança do Trabalho, no Centro Territorial de Educação Profissional de Dias D’Ávila, já fez a sua inscrição para o curso de Assistente de Logística. “Fiquei sabendo das inscrições através do mutirão e escolhi este curso para ampliar os meus conhecimentos e ter mais oportunidades no mundo do trabalho”, afirmou.

As atividades do Educar para Trabalhar são desenvolvidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sendo os mesmos responsáveis pela prestação dos serviços educacionais.

As vagas são destinadas a estudantes e egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino. O ingresso nos cursos ocorrerá por sorteio eletrônico, de modo aleatório e equitativo, de caráter classificatório, e será realizado no dia 10 de maio. No mesmo dia será divulgado o resultado parcial da lista de classificados. O resultado final será publicado no dia 13 de maio; as matrículas acontecerão de 14 a 22 de maio; e as aulas estão programadas para iniciar no dia 23 de maio.

Os cursos ofertados são: Almoxarife , Administrador de Bancos de Dados; Assistente Administrativo; Assistente de Contabilidade ; Auxiliar de Laboratório de Microbiologia ; Agricultor Agroflorestal; Assistente de Recursos Humanos ; Agente Cultural; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Agente de Informações Turísticas; Almoxarife de Obras; Assistente de Logística; Auxiliar Administrativo Rural ; Auxiliar Agropecuário ; Auxiliar em Agricultura de Precisão ; Bovinocultor de Leite; Bovinocultor de Corte ; Cerimonialista; Controlador e Programador de Produção; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Desenhista da Construção Civil ; Desenhista de Móveis ; Desenhista de Produtos Gráficos WEB ; Desenhista Mecânico ; Instalador e Reparador de Redes de Computadores ; Montador e Reparador de Microcomputadores; Organizador de Eventos; Produtor Cultural; Programador de Dispositivos Móveis; Programador de Sistemas; Programador Web; Recepcionista em Serviços de Saúde; Representante Comercial; Vitrinista; Inspetor de Qualidade; Operador de Processamento de Grãos e Cereais Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças ; Operador de Processos Químicos Industriais; Operador de Tratamento de Águas e Efluentes; Operador em Petróleo e Gás; Auxiliar em Agroecologia; Vitrinista; e Padeiro.

Últimas Noticias

Leilão de energia contrata 29 empreendimentos com deságio de 9,36%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica realizaram hoje (27)...