Sete de Abril ganha nova iluminação em LED e espaço de lazer

A Prefeitura concluiu, no bairro de Sete de Abril, um pacote de intervenções para melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos moradores da região. A localidade foi contemplada com nova iluminação pública em LED, através do programa Iluminando Nosso Bairro (INB), além de ganhar uma praça com diversos atrativos e ter a quadra poliesportiva da Rua Zé Trovoada requalificada. A entrega das intervenções foi feita pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (2).

Foto: Betto Jr. – SECOM

Também estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita Ana Paula Matos, o diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Junior Magalhães, demais gestores municipais, autoridades e população. Por meio do INB foram substituídos 1.167 pontos de luz, alcançando 182 ruas da localidade. O investimento municipal neste serviço foi superior a R$ 1,3 milhão.

A nova iluminação atende a uma antiga demanda dos moradores, que passam a ter mais qualidade de vida para transitar nas ruas no período noturno. O prefeito Bruno Reis destacou que as intervenções realizadas na localidade contribuem para a melhoria da autoestima e da sensação de segurança da comunidade.

Foto: Betto Jr. – SECOM

“O programa Iluminando Nosso Bairro deixou Sete de Abril mais iluminado, com uma qualidade melhor de luminosidade, e ainda vem ajudando a cumprir o papel da Prefeitura, dentro da atribuição da esfera municipal, no enfrentamento à segurança pública. Quando a gente inaugura espaços de lazer, quadras e coloca a iluminação em LED estamos contribuindo com a segurança”, reforçou.

A tecnologia LED – que significa Light-Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz) – é considerada a mais moderna no mercado e possui diversas vantagens em relação aos modelos anteriores. Quanto à eficiência, esses novos dispositivos precisam de bem menos quantidade de corrente elétrica para gerar luminância equivalente às potências das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio, que emitem luz amarelada, por exemplo.

A durabilidade das lâmpadas de LED também é superior, tendo vida útil entre 25 mil e 100 mil horas, enquanto as de sódio chegam a contabilizar entre 18 mil a 32 mil horas de uso.

Além de Sete de Abril, somente neste ano, mais oito localidades receberam o INB: Novo Marotinho (186 pontos), Boca da Mata (416), Dom Avelar (511), Fazenda Grande I a IV (3.053) e Engenho Velho da Federação (1.384). O investimento total é superior a R$6 milhões.

Esporte e lazer – O espaço de convivência Tibúrcio Barbosa dos Santos, formado por uma praça e quadra poliesportiva, incentivará a prática de esporte e lazer de quem mora na Rua Zé Trovoada e entorno. A praça construída no local conta com diversos mobiliários para diversão de crianças e adultos. Há uma academia de saúde com aparelhos para alongamentos e exercícios leves, mesa de jogos e bancos.

Já a quadra passou por melhorias no alambrado e traves, além de nova pintura. As intervenções foram realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

A moradora Andrea Marinho da Silva, 35 anos, aproveitou a noite festiva para trazer a filha Ester, de cinco anos, para brincar na nova área de lazer do bairro. Ela contou que as intervenções realizadas pela Prefeitura valorizaram a área, além de incentivar a comunidade a cuidar da saúde.

“Aqui antes era muito sem graça, não tinha nenhum atrativo. Eu estava querendo muito um lugar que eu pudesse trazer minha filha para brincar e, também, me exercitar e cuidar da saúde. Então chegou este espaço maravilhoso e tão perto de casa. Está tudo muito bem feito e aprovado por todos”, contou.

Últimas Noticias

Com gol no fim, Cruzeiro vence o Criciúma e abre vantagem na liderança do Brasileirão Série B

Em confronto disputado na noite desta sexta-feira (27), o Cruzeiro venceu o Criciúma, no Heriberto Hülse, por 1 a...