Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Governo do Estado entrega policlínica em Narandiba; unidade oferece 14 mil consultas e exames por mês

Inaugurada na manhã desta segunda-feira (13) com um investimento de R$ 24,1 milhões, a policlínica de saúde em Narandiba é a primeira deste modelo implantada pelo Governo do Estado em Salvador, e vai oferecer mais de 14 mil consultas e exames por mês, exclusivamente para moradores da capital. A administração da unidade está sob responsabilidade da Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), com operação financiada 100% pela gestão estadual. O investimento incluiu as obras de construção e a aquisição de equipamentos.

O equipamento reúne o esforço do Estado em investir na medicina preventiva, além de ser um instrumento que irá auxiliar os atendimentos represados ao longo da pandemia de Covid-19, com o objetivo de zerar a fila de cirurgias e tratamentos. “A inauguração dessa Policlínica possibilita que as pessoas realizem exames e possam levá-los ao médico, aqui, ou em outro lugar, para que façam o tratamento que precisa ser feito”, explicou o governador Rui Costa.

Mais uma policlínica será inaugurada em Salvador, no bairro de Escada, no subúrbio, nesta quarta-feira (15). Os municípios de Ilhéus e São Francisco do Conde também receberão novos equipamentos do mesmo modelo, até o final deste ano.

Atendimento à população

O atendimento na policlínica em Narandiba é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone. O cidadão que reside em Salvador poderá acessar o serviço por meio de agendamento, via SAC Digital (pelo site www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo), e pelo 0800 071 5353, a partir de demanda espontânea. A unidade também atenderá por meio da regulação de pacientes já cadastrados, que aguardam por cirurgias eletivas, para a realização de consultas complementares e exames pré-operatórios.

“A Policlínica oferece uma forma bastante democrática de acesso. Está disponível para assistir às pessoas que moram no município de Salvador, através de duas formas de acesso: para quem já está na lista única dos hospitais do Estado para a realização de cirurgia eletiva, adiantaremos os exames e consultas deste paciente. Outra forma de acesso é para quem tem uma requisição de consulta ou exame, estes podem agendar atendimentos pelos nossos canais digitais e por telefone”, reforçou a secretaria estadual da Saúde, Adélia Pinheiro.

O equipamento atenderá cidadãos que estão à espera de procedimentos como plástica mamária feminina não estética, tiroidectomia, colecistectomia, hernioplastia, fistulectomia anal, hemorroidectomia, tratamento de varizes de MMII, além de histerectomia, miomectomia, colpoperineoplastia e laqueadura tubária. Também podem procurar o serviço para a realização de consultas e exames complementares aqueles pacientes encaminhados para os procedimentos de ooforectomia, instalação ou retirada de cateter de Duplo J, nefrolitotomia e pielolitotomia, nefrectomia, prostatectomia e RTU de próstata, além de tratamento cirúrgico de hidrocele, varicocele e vasectomia.

Consultas médicas

Neste primeiro momento, a Policlínica em Narandiba conta com oferta de consultas médicas nas especialidades de angiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia e urologia, além de avaliações com a equipe de enfermagem. A unidade ainda disponibiliza exames de diagnóstico, a exemplo de ultrassonografia, ecocardiografia, tomografia, ressonância magnética, eletrocardiograma, ergonometria, bem como citopatológicocérvico-vaginal/microflora e citopatológico de colo do útero, conhecido como Papa Nicolau, exame preventivo da saúde da mulher.

O presidente da Associação de Moradores de Narandiba (Amona), Everton Oliveira, destacou a quantidade de especialidades oferecida e a facilidade para as marcações. “É de tamanha importância para toda a comunidade de Narandiba e região, porque são diversas especialidades que antes não conseguíamos abertamente. Entrei agora no aplicativo do SAC Digital, fiz meu cadastro super rápido e já olhei as vagas disponíveis. Consegui marcar um exame que estava necessitando”, contou.

Mais serviços

Após zerar as demandas reprimidas de cirurgias eletivas nas especialidades atendidas na Policlínica Narandiba, o que está previsto para acontecer em julho deste ano, a unidade irá disponibilizar outros serviços como consultas médicas nas especialidades de endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia.

Nesta segunda etapa, a população também poderá ter acesso à farmácia clínica, enfermagem, atendimento psicológico e nutricional, além de mais serviços de apoio ao diagnóstico, a exemplo de exames como MAPA, holter, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, ultrassonografia doppler, raio-X, mamografia, audiometria e urodinâmica.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...