Feira Cidadã de Ruy Barbosa realiza cerca de 9 mil atendimentos de saúde e cidadania

Realizada nos dias 17, 18, 19 e 20 de junho, a Feira Cidadã de Ruy Barbosa levou atendimento de saúde de qualidade e serviços de cidadania para a região da Chapada Diamantina, no centro-norte da Bahia. O evento promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizou cerca de 9 mil atendimentos entre consultas médicas e odontológicas, exames de imagem, aplicação de vacinas, além de serviços de cidadania através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Os espaços destinados aos atendimentos oftalmológicos foram os mais procurados, registrando 2.861 procedimentos. No local, 615 procedimentos de triagem para cirurgia de catarata foram realizados, além de 164 procedimentos de YAG Laser. Os serviços de odontologia também tiveram uma grande procura, com um total de 1.023 atendimentos de crianças e adultos de Ruy Barbosa e região.

E quando o assunto é exames de imagem, os números também chamam a atenção: foram 1.720 de ultrassonografia, 484 de ecocardiograma e 195 exames de raio-x durante os quatro dias de feira, além de 624 mamografias. No Espaço Saúde, 161 pessoas realizaram exames de glicemia, 223 para detecção do coronavírus, e 916 realizaram os testes para detecção de HIV, Sifilis e Hepatite. Ainda de acordo com o balanço divulgado, 354 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas.

A população de Ruy Barbosa também pôde contar com ações de cidadania oferecidas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Foram realizados 644 atendimentos, entre serviços de emissão de segunda via de identidade e CPF.

“O balanço foi super positivo. Atingimos o objetivo de quantitativo e procedimentos ofertados. Além disso, conseguimos diminuir bastante a demanda do município, principalmente em relação a ultrassonografia e mamografia, que eram procedimentos muito procurados na região”, comemora o coordenador do evento, Silas Gabriel.

Próxima edição

A próximas edição da Feira Cidadã já têm data e lugar. Depois de Ruy Barbosa, a próxima ação está programada para ocorrer nos dias 07, 08 e 09 de julho, na cidade de Jacobina.

Últimas Noticias

Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados

O Brasil tem 106 casos confirmados de varíola dos macacos (Monkeypox), segundo levantamento do Ministério da Saúde. A maioria...