Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Lideranças ciganas debatem com Bruno Reis e Sandro Bahiense mapeamento das comunidades e segurança pública

Representantes do Instituto Cigano do Brasil (ICB) estiveram reunidos com o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, nesta quarta-feira (23/06). O encontro foi organizado pelo vereador Sandro Bahiense, que representa os povos ciganos na Câmara Municipal de Salvador. Estiveram presentes também o presidente do ICB, Rogério Ribeiro; a coordenadora do ICB/BA, calin Ely Macêdo; e o coordenador de Articulação, Washington Plácido.

Na ocasião, foram entregues ao gestor demandas dos Povos Ciganos de Salvador e da Bahia, a exemplo da implantação nos dados de informações dos órgãos públicos o campo para escolha da Etnia e um projeto que visa o mapeamento das comunidades ciganas. As lideranças também entregaram ao prefeito o certificado “Amigo dos Povos Ciganos de Salvador”.

“Essa solicitação sobre a inclusão da etnia nos cadastros acontece para que nós tenhamos dados sobre quantitativos. Também discutimos a questão da segurança pública, pois ano passado ocorreram 20 sequestros de ciganos em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. E esse ano já foram três casos”, pontua Ribeiro que também é conselheiro nacional da Igualdade Racial.

reunião ciganos

“Outro tema importante que foi tratado é em relação a educação. A gente luta também para que nas academias e também nos cursos policiais tenha uma disciplina sobre os povos tradicionais. Porque isso? Para que a gente possa explicar como deve ser o procedimento ao chegar em uma comunidade cigana, que é diferente de um bairro. E isso acontece também com os terreiros de matriz africana e com as comunidades quilombolas”, conclui o líder cigano.

O vereador Sandro Bahiense acrescenta que “são pautas municipais e também estaduais”.

“São anos sem um diálogo com os povos ciganos, que muitas vezes são marginalizados. Inicialmente estão envolvendo a prefeitura de Salvador com esse mapeamento e também a aprovação de alguns projetos, a exemplo do Dia Municipal da Etnia Cigana. A partir do ano que vem o objetivo é envolver o Governo do Estado na futura gestão de ACM Neto, pois trata-se de um projeto a longo prazo. Obviamente, isso não vai acontecer da noite para o dia, mas é dessa forma que a gente vai vencer e avançar. Será um trabalho constante. Nosso povo tem que ser tratado com respeito, com dignidade e tem que ser ouvido”, finaliza Bahiense.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...