Operação Tapa-Buracos aplica 60 mil toneladas de asfalto em seis meses em Salvador

Diariamente, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), tem realizado, de forma contínua, o trabalho de correção asfáltica nas ruas da cidade. A ação faz parte da Operação Tapa-Buracos e, somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 60 mil toneladas de asfalto foram aplicadas em mais de 4,5 mil ruas da capital baiana.

Uma força-tarefa da Seman realiza as intervenções seguindo uma programação diurna, noturna e, também, aos finais de semana. O objetivo das intervenções é dar uma melhor mobilidade para motoristas e transeuntes da cidade e reparar os prejuízos e danos presentes no asfalto, resultantes de situações como fenômenos climáticos, a exemplo da chuva.

Durante a intervenção, é retirada a capa asfáltica na área degradada. Logo após, é colocado o óleo betuminoso, seguido novamente de mais uma aplicação de camada. Para seguir o processo e realizar a finalização da intervenção, uma máquina realiza a operação de compactação – quando o asfalto é prensado ao chão. Após o último processo, a via está livre novamente para circulação de veículos.

“Por isso, no período chuvoso, é mais complicada a manutenção da malha viária, porque a massa asfáltica perde temperatura e compromete a qualidade do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), ou simplesmente, asfalto”, afirmou o titular da Seman, Luciano Sandes.

Mais valorização – Para a moradora do bairro de Vila Laura, Isabel Assunção, de 40 anos, a realização das intervenções asfálticas no bairro contribui não apenas para o conforto e melhoria da mobilidade, mas, também, para a movimentação da economia. “Eu, por exemplo, tenho minha venda aqui no bairro. Quando a Prefeitura realiza essas melhorias no asfalto ou na limpeza, por exemplo, aumenta muito mais a circulação de veículos, moradores e demais pedestres aqui. Além do mais, uma rua bem asfaltada é bonita, né?”, disse.

A também moradora e socióloga Dilmar Rosário dos Santos, de 51 anos, parabenizou o trabalho realizado e afirmou que o bairro tem se tornado mais valorizado, devido às execuções constantes da Operação Tapa-Buraco. “Ninguém gosta de frequentar, visitar ou morar em um lugar cheio de buracos e pistas feias. Nosso maior problema é em relação à chuva, pois quando chove em excesso a pista começa a abrir. Mas a Prefeitura sempre é solicita e atende aos nossos chamados para realizar as intervenções”, disse.

Solicitações – Na semana passada, a Seman realizou intervenções asfálticas em mais de 20 bairros, dentre eles Pituba, Vasco da Gama, Mussurunga (Setor C), Cassange, Itapuã, Stiep, Samandaia, Trobogy, Boca da Mata, São Tomé de Paripe, Periperi, Uruguai, Valéria, Plataforma, Garibaldi, Vila Laura, Stella Maris, Liberdade e Cidade Nova.

Em caso de solicitação de serviço, a população pode entrar em contato através do Fala Salvador, no número 156. Além disso, os pedidos também podem ser realizados através do site www.falasalvador.ba.gov.br, pelo aplicativo Fala Salvador ou de forma presencial nas Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio pelo site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br.

Últimas Noticias

Anvisa proíbe uso do fungicida carbendazim em produtos agrotóxicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (8) por unanimidade a proposta de Resolução da Diretoria Colegiada...