Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Enxaqueca oftálmica pode indicar doenças graves

Dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cefaleia) apontam que no Brasil 70% da população feminina e 50% da masculina têm pelo menos uma dor de cabeça ao mês. O levantamento também mostra que 20% das mulheres e entre 5% a 10% dos homens sofrem com enxaqueca, dor pulsante em um dos lados da cabeça, mas poucos buscam tratamento. Resultado: a enxaqueca crônica é bastante comum no Brasil.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier de Campinas 3,5 da população ou 7,5 milhões de brasileiros têm enxaqueca oftálmica ou com aura. A diferença, explica, é que a forte dor de cabeça, enjoo, sensibilidade à luz e ao som que caracterizam a enxaqueca comum, na oftálmica vem acompanhada perda transitória de campo visual e pontos cegos em um dos olhos, aparecimento de pontos cintilantes, escurecimento da visão e distorção da imagem. Quando a perda de campo visual surge nossa dois olhos indica outras doenças que devem ser investigadas com um neurologista.

Sintomas e causas

O oftalmologista afirma que a aura visual sinaliza isquemia ou irrigação sanguínea insuficiente na retina. Por isso, o tratamento sempre é iniciado no consultório oftalmológico e requer tomografia de contraste na retina visando preservar a visão. “Quem tem problemas de circulação como hipertensão e diabetes deve ficar mais alerta com o acompanhamento oftalmológico. Adiar o tratamento de alterações na circulação da retina é perigoso”, pontua. Isso porque, recorrentes crises de enxaqueca com aura podem levar células da retina à morte. Também pode indicar risco de AVC (Acidente vascular Cerebral), em especial nos que têm hipertensão arterial.

Falta de óculos

Queiroz Neto diz que a dor de cabeça responde por uma em cada quatro consultas oftalmológicas, mas nem sempre a cefaleia está relaciona a algum problema de visão.

A dor relacionada à falta de óculos, explica, só aparece no fim do dia. Geralmente é decorrente do esforço visual para realizar as atividades cotidianas, sobretudo no computador. Para quem passou dos 40 anos, comenta, a dor de cabeça depois de horas olhando para uma tela pode sinalizar a chegada da presbiopia ou vista cansada que diminui a visão de perto e exige o uso de óculos de leitura para exercer as atividades próximas. Mas pode surgir em qualquer idade. Entre crianças 30% sentem o desconforto nas atividades digitais. Na infância comenta, outro problema de visão que com menor frequência pode causar dor de cabeça é a grande diferença de acuidade visual entre os olhos, conhecida como anisometria. Isso porque, as imagens chegam em tamanhos muito diferentes para cada olho.

Recorrer à automedicação faz com que a maioria dos brasileiros que sofrem com enxaqueca crônica fiquem expostos a graves complicações visuais e neurológicas já que de acordo com a SBC só 5% buscam tratamento com um neurologista. Quando o assunto é saúde prevenir é sempre melhor que remediar, conclui.

BR-101: Motorista fica ferido após caminhão cair em ribanceira no Extremo Sul da Bahia

Um caminhão carregado com farinha de trigo derrapou na pista e caiu em uma ribanceira de cerca de 20 metros na BR-101, no trecho...

Castramóvel em Pirajá realiza castrações de cães e gatos até o dia 2 de maio

O serviço Castramóvel, que realiza castrações e microchipagem gratuitas de cães e gatos de tutores residentes em Salvador, estará presente em Pirajá até o...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

BR-101: Motorista fica ferido após caminhão cair em ribanceira no Extremo Sul da Bahia

Um caminhão carregado com farinha de trigo derrapou na pista e caiu em uma ribanceira de cerca de 20...
Fundação Jose Silveira

BR-101: Motorista fica ferido após caminhão cair em ribanceira no Extremo Sul da Bahia

Um caminhão carregado com farinha de trigo derrapou na pista e caiu em uma ribanceira de cerca de 20...

Castramóvel em Pirajá realiza castrações de cães e gatos até o dia 2 de maio

O serviço Castramóvel, que realiza castrações e microchipagem gratuitas de cães e gatos de tutores residentes em Salvador, estará...

Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

O mercado financeiro elevou pela décima vez consecutiva a projeção do crescimento da economia brasileira para este ano. Segundo...

Operador de internet é morto na porta do estabelecimento no Tororó

Um operador de internet de 28 anos foi assassinado na manhã desta terça-feira (23/04), no bairro de Nazaré, em...