Compra das ações da Gaspetro é concluída pelo Governo do Estado

O Governo do Estado da Bahia oficializou, nesta segunda-feira (25), a compra das ações da Gaspetro na Bahiagás. Com isso, o Estado passa a ter 75,5% das ações da Companhia (anteriormente eram 51%) e o capital total sai de 17% para 58,5%. O investimento para a compra é de R$ 540 milhões. A previsão é de que a liquidação do processo seja concluída no mês de agosto. Mesmo com a maior participação do governo na empresa, não se trata de uma estatização.

Para o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, também conselheiro da Bahiagás, a operação é uma forma de valorizar a empresa baiana. “A Bahiagás é a companhia estadual com o maior portfólio de supridores de gás natural do país. Além disso, a empresa vem crescendo em número de clientes e registrou lucro de mais de R$ 110 milhões somente em 2021”, ressalta.

A contribuição da Companhia para o desenvolvimento socioeconômico do estado foi destacada pelo diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza. “A visão e tomada de posição do Governo do Estado reforçam a tarefa dada à Companhia, para continuar ampliando o seu Plano de Investimentos, desenvolvendo o seu Plano Diretor de Expansão e cumprindo com uma das premissas da concessão, que é a de levar o gás natural para todas as regiões do estado”, pontuou o dirigente.

Estiveram presentes no ato de fechamento da operação de compra o secretário da Casa Civil, Carlos Mello; o secretário da Fazenda (Sefaz), Manoel Vitório da Silva Filho; o Procurador Geral do Estado (PGE), Paulo Moreno Carvalho; o procurador do Estado, Caio Druso de Castro Penalva Vita; o diretor-presidente e o diretor Administrativo e Financeiro da Bahiagás, Luiz Gavazza e Luciano Ribas, respectivamente; além de representantes da Commit, como Renato Fontalva (diretor-presidente); Vitor Baroni (diretor Corporativo), Ricardo Cavalcanti (Conselheiro de Administração), Ricardo Chiang (gestão de Portfólio), Marília Ventura (Jurídico), Paulo Homem (Institucional) e Camila Mahfuz (advogada do escritório Mattos Filho).

Últimas Noticias

Fim da dupla Simone e Simaria é confirmado

As irmãs Simone e Simaria confirmaram em portagem nas redes sociais, nesta quinta-feira (18/08), o fim oficial da...