Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Instituto Êxito e Unesco levam lições de empreendedorismo a estudantes

Com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora na rede pública de ensino, o Instituto Êxito de Empreendedorismo desenvolveu, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o curso Lições de Empreendedorismo para o Alcance de uma Educação Emancipadora e Transformadora.

“O objetivo do Instituto Êxito é ajudar os alunos de escolas públicas a mudarem de mentalidade, adquirindo a mentalidade empreendedora. Não apenas de empregabilidade, mas de crescimento de riqueza e de trabalhabilidade. Ou seja, quando a gente fala em empregabilidade, fala em empreendedorismo”, disse o presidente do Instituto Êxito, Janguiê Diniz.

O Instituto Êxito tem mais de 1 mil cursos em sua plataforma, e decidiu, em conjunto com a Unesco, criar esse sistema de ensino estruturado em 16 lições, com carga horária total de 40 horas. O curso contempla temas como comunicação, autoconhecimento, habilidades técnicas, habilidades socioemocionais, liderança, planos de negócios, entre outros.

Janguiê Diniz disse que o instituto busca fazer com que os alunos de escolas públicas, especialmente do ensino médio, possam adquirir habilidades técnicas e socioemocionais para adquirirem “um pensamento empreendedor, uma mentalidade de criação de riqueza”.

Piloto

Inicialmente, o curso terá aulas presenciais e online. O projeto-piloto será realizado no município de Bezerros (PE), primeira cidade do país a implementar o projeto em sua rede de ensino, dentro do projeto Empreendedorismo na Escola. A estimativa é atender, naquele município, cerca de 200 alunos do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

Janguiê Diniz dará a aula inaugural no próximo dia 13 de agosto. O material, exclusivo e inédito no Brasil, será disponibilizado gratuitamente online. O caderno de atividades e o guia do professor podem ser encontrados no site do instituto.

Todas as lições estão organizadas de forma a auxiliar os estudantes a desenvolverem competências pessoais, técnicas, gerenciais e sociais. O material didático reúne todas as informações pertinentes a cada lição, apresentando conceitos, chamadas para a reflexão, exemplos, materiais extras para aprofundamento, atividades práticas e histórias inspiradoras de empreendedores de sucesso nas mais diversas áreas. O guia destinado aos professores visa orientá-los na condução do curso com seus alunos.

O secretário de Administração e Inovação de Bezerros, Bruno Clisman, disse que é responsabilidade do governo distribuir esse conceito de escola empreendedora por todo o município, com ferramentas que possibilitem ao estudante abrir janelas no mercado de trabalho.

“Somos a primeira cidade do país a desenvolver esse projeto-piloto no ambiente escolar, para despertar nos estudantes o interesse pelo empreendedorismo. Nesse cenário, os parceiros têm papel fundamental, visto que investem tempo e recursos nesse processo de transferência de conhecimento e tecnologia para que possamos ampliar nossas possibilidades de serviços ofertados à população bezerrense”, disse Clisman.

Escala

Para a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, “trabalhar com os jovens da escola pública no empreendedorismo é uma nobre tarefa. É uma forma concreta de transformar a realidade desses alunos”.

De acordo com Janguiê Diniz, após a experiência piloto em Bezerros, todas as prefeituras, estados, secretarias municipais e estaduais de Educação, organizações não governamentais (ONG) e escolas que desejarem implantar o projeto e levar a educação empreendedora aos jovens de sua localidade podem entrar em contato com o Instituto Êxito por e-mail e para obter mais informações.

Instituto

O Instituto Êxito de Empreendedorismo reúne atualmente mais de 800 sócios que compactuam de um mesmo propósito: fazer do empreendedorismo a turbina para impulsionar vidas e histórias.

Ainda segundo o instituto, o curso se baseia na filosofia de que, independentemente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em ações que mudem e melhorem a realidade e a comunidade na qual vive, com o objetivo de estimular o dom empreendedor dos jovens, especialmente os de escolas públicas, onde há muitos talentos escondidos e boas ideias a serem impulsionadas.

“Acredito em uma possível reconciliação”, diz Gracyanne Barbosa após trair Belo

Gracyanne Barbosa utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (19/04), para se pronunciar sobre o fim de seu casamento com o cantor Belo. Em uma...

PRF intensifica fiscalização durante festividades da Micareta de Feira de Santana

Desde quinta-feira (18), policiais rodoviários federais intensificaram às fiscalizações durante as festividades da Micareta de Feira de Santana, que acontece entre os dias 18...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

“Acredito em uma possível reconciliação”, diz Gracyanne Barbosa após trair Belo

Gracyanne Barbosa utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (19/04), para se pronunciar sobre o fim de seu casamento com...
Fundação Jose Silveira

“Acredito em uma possível reconciliação”, diz Gracyanne Barbosa após trair Belo

Gracyanne Barbosa utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (19/04), para se pronunciar sobre o fim de seu casamento com...

PRF intensifica fiscalização durante festividades da Micareta de Feira de Santana

Desde quinta-feira (18), policiais rodoviários federais intensificaram às fiscalizações durante as festividades da Micareta de Feira de Santana, que...

Mulheres assistidas pelo Cras Cajazeiras XIII participam de oficina gratuita de automaquiagem

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social de Cajazeiras XIII participaram, na manhã desta sexta-feira (19),...

VÍDEO: homem ateia fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde Donald Trump será julgado

Um homem ateou fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...