Saiba tudo o que precisa de fazer para remover e prevenir a acne

Cuidar da pele é essencial e com certeza você já foi confrontado por um (ou mais) cravinho insistente que não desaparece. Mas não se preocupe porque é algo completamente normal, principalmente, durante os dias mais quentes, com o calor, porque os poros ficam mais entupidos.

Revista especializada em saúde – falou com um dermatologista para entender o que faz com que os cravinhos pretos e brancos apareçam e o que devemos fazer para os remover e prevenir.

Aumento da umidade, por exemplo, pode levar a que os seus poros fiquem entupidos – algo a que pessoas com pele oleosa e com poros maiores estão mais suscetíveis. Também é possível que o estresse ajude porque aumenta a oleosidade.

Quando eles aparecem é essencial resistir à tentação de os espremer (regra que também se aplica as espinhas). Só tem desvantagens já que pode, por exemplo, aumentar o risco de infecções ou alargar os poros.

Escolher bem os ingredientes dos produtos que aplica na pele também é importante. Procure aqueles que vão esfoliar a pele, ajudar na renovação de células e desentupir os poros, é o caso de alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos – procure nos rótulos. Também pode apostar em produtos com retinol, explica o dermatologista, é útil para controlar a renovação das células da pele, diminuir a inflamação e reduzir os poros, ao longo do tempo. Se levar esta dica a sério comece a usá-los com calma para ver como a pele se adapta.

Para os prevenir deve ler os rótulos de todos os produtos para cuidados de pele para ver se dizem ‘sem comedogênicos’ o que significa que não obstruem os poros, são os únicos que deve usar. O dermatologista aconselha que faça isto tanto tudo, incluindo maquilhagem, protetor solar, hidratantes e séruns.

Quando fizer esta revisão pelos produtos aproveite para pôr de lado produtos com fórmulas pesadas que entopem os poros e tornam a pele mais oleosa. Usar tiras também é algo muito popular, no entanto, o dermatologista diz que é apenas uma solução temporária, apenas remove os pontos negros e não desentope os poros.

Últimas Noticias

Anvisa proíbe uso do fungicida carbendazim em produtos agrotóxicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (8) por unanimidade a proposta de Resolução da Diretoria Colegiada...