Limpurb instala ponto verde em rua da Fazenda Grande do Retiro

A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) instalou, nesta quinta-feira (4), mais um ponto verde em Salvador. O local escolhido foi a Rua das Pitangueiras, na Fazenda Grande do Retiro, que passou por uma ampla limpeza, incluindo pintura do meio-fio, e recebeu mudas de plantas em caqueiros formados por pneus reutilizados.

A instalação foi solicitada por moradores da localidade, que sofriam com o descarte incorreto de resíduos na entrada da rua, o que ocasionava o acúmulo de lixo e muitas queixas da comunidade. O vendedor de gás Adriano Ribeiro ressaltou que a colocação do novo ponto ajuda, mas a manutenção do espaço depende da consciência coletiva.

“A iniciativa é interessante, mas as pessoas precisam se conscientizar. Já vieram aqui antes e não teve efeito, espero que agora dê algum resultado”, pontuou Ribeiro.

A agente de limpeza Letícia Araújo atua há nove meses na região. Segundo ela, o problema de descarte irregular de lixo é recorrente. “Enquanto a gente estava arrumando, passaram já três moradores com lixo querendo descartar. É cheiro de lixo, é doença que leva para dentro de casa, um absurdo”.

A coleta porta a porta na Rua das Pitangueiras acontece de segunda a sábado, entre 9h e 11h. Para auxiliar os moradores, um contêiner foi instalado na entrada da rua. A instalação da caixa, inclusive, foi aprovada pela maioria dos moradores, que fizeram um abaixo-assinado solicitando o equipamento.

“Nessa rua há alguns entraves, como estacionamento irregular, acesso difícil e descarte inadequado. Ainda assim, a Limpurb efetua diariamente a coleta. Mas o principal problema é quando a população não colabora. É preciso que os cidadãos se ambientem com o horário da coleta e se organizem para entregar o lixo na hora certa. Só assim evitamos o acúmulo de sujeira, o mau cheiro e a proliferação de insetos e roedores”, alertou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Solicitação – Apenas em 2021, foram implantados mais de 100 pontos verdes em toda a cidade. Para receber a iniciativa no bairro onde mora, basta o cidadão entrar em contato com o Fala Salvador, através do número 156. Em seguida, a Limpurb faz um estudo de viabilidade para realização da ação.

Últimas Noticias

Perda de peso: quatro maneiras de incluir a chia na sua rotina

As sementes de chia são grandes aliadas da perda de peso. Têm 1.6g de proteína a mais do que...