Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Lançamento do livro ‘O Xadrez de Lula’ acontece no próximo sábado (13)

O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desde o início, foi rodeado de polêmicas e contestações. O caso do Triplex do Guarujá foi uma destas frentes acusatórias que levou o líder petista a prisão. Os erros e direcionamentos equivocados, somados à inconsistência das provas e outros elementos fizeram com que o resultado, como de conhecimento público, fosse anulado.

Lula foi solto em 8 de novembro de 2019, após 580 dias de reclusão. O ex-juiz Sérgio Moro, que o condenou, se tornou ministro da Justiça do governo atual, foi demitido, e assistiu ao desmonte dos processos julgados por ele. As anulações aconteceram em decorrência de sua condutada considerada suspeita pelos ministros do Supremo Tribunal Federal e parcial pela Organização das Nações Unidas. A derrocada em avalanche do ex-juiz aconteceu por diversos fatores políticos e jurídicos.

Neste cenário, a densidade dos fatos permitem analisá-los sob diversos pontos de vistas, entre os quais o olhar acurado do advogado, enxadrista e escritor, Breno Valadares, que se dedicou a aplicar cinco princípios do xadrez ao caso Lula. A publicação “O Xadrez de Lula”: , será lançada no próximo dia 13 de agosto, entre as 18h e 21h30, na Casa Mar, Rio Vermelho.

4fda0db1 7b00 434b b654 6e847c5ed970

Valadares explica que “através da ‘Proteção do Rei’, restaram evidentes os bens jurídicos de maior relevância que deveriam ser protegidos bem como o porquê do ex-juiz Sérgio Moro se desviar do seu papel para protagonizar o maior escândalo judicial de todos os tempos”.

Outros princípios, como: ‘Conhecimento do Tabuleiro’, iniciativa ou atividade, desenvolvimento harmônico das peças e da conversão de vantagens, ajudaram a traçar um perfil claro da Lava Jato e os malabarismos, conluios e cometimento de crimes para influenciar a política, especialmente para impedir que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva concorresse às eleições de 2018.

A publicação contou com o prefácio do juiz Luciano Pifano Pontes, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. “Afirmo, com certeza, que além do enorme aprendizado que tive com este livro, com o conhecimento de novos princípios possíveis de aplicação em minha vida profissional, tive a honra de através dele poder chegar a uma conclusão inexorável: vencer independe do resultado. Vencer é a satisfação pela sua própria atuação, pelo seu empenho e pela sua dedicação extrema, por ter a certeza de que superou os seus limites. Quantas vezes não sentimos isso, ainda que o resultado tenha sido contrário ao nosso interesse? É o sentimento de dever ‘mais’ que cumprido. Isso é vencer”, escreveu o magistrado.

Para Luciano Pifano, o entendimento dos princípios e a adequação na respectiva vida profissional são capazes de abrir portas sólidas para qualquer pessoa. “É isso que o nosso amigo autor pretende passar. O caminho está descrito aqui. Não tenho dúvidas do sucesso e que venham os próximos volumes com os novos princípios, métodos e estratégias, com exemplos do cotidiano de uma carreira vencedora”.

Para além de uma análise do caso mais importante da história do Brasil, o livro ainda aponta que o xadrez ainda está sendo jogado e muitos lances estão por vir e o livro amplia a lupa do leitor à percepção das jogadas.

Breno Valadares é advogado, enxadrista e escritor, criador no Xadrez do Direito, método de análises e tomadas de decisão através dos princípios do xadrez, ocupa o cargo de Superintendente de Assuntos Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, é Presidente da Comissão Especial de Processo Legislativo da OAB/BA, Presidente da ADDIP, já foi Membro da Comissão Nacional de Regulação da OAB, pelo Distrito Federal, Chefe Jurídico do Conselho Federal de Psicologia, Procurador de São Francisco do Conde, dentre outros.

O livro está a venda no Bora Publicar (www.borapublicar.com.br)

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador. O crime ocorreu na Avenida...

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....
Fundação Jose Silveira

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta...

MP recomenda adoção de medidas para proteção de famílias atingidas pelas chuvas em Ilhéus

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 23, ao Município de Ilhéus, à Vara de Infância e Juventude da...