Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Salvador prossegue com vacinação gratuita V10 para cães

A importância da vacina V10 para a saúde de Catarina Borges, uma cadela de apenas 2 meses de vida, fez com que os tutores Bárbara e Carlos Eduardo Borges saíssem cedo de casa, na Boca do Rio, para garantir a imunização da pet. Eles aproveitaram a ação realizada pela Diretoria de Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na quinta-feira (11), no Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros.

“Esse imunizante vai proteger a nossa filha de uma série de doenças, mas por se tratar de uma vacina cara, às vezes fica difícil comprar. Então quando vimos, nas redes sociais, que a Prefeitura estaria vacinando gratuitamente, aqui na Baixa dos Sapateiros, corremos para garantir todas as doses necessárias”, contou Carlos.

O tutor explica que, por ela ser um filhote, o cuidado é redobrado. “Hoje Catarina já vai tomar a segunda dose, o que me deixa mais tranquilo, trouxemos também o primo dela, Antônio, que vai tomar a dose de reforço e com isso a família toda vai ficar protegida”, comemorou.

Já para Silvana Santana, moradora do bairro de Brotas e tutora de Taisson, um rottweiler de oito meses, a vacina é um compromisso que os criadores devem assumir, para zelar pela saúde de seus animais. “É importante vacinar, pois é a principal forma de proteção contra doenças. A vacinação é um dos compromissos que nós devemos assumir, para zelar pela saúde e bem-estar dos nossos pets”, defendeu. Taisson, que já havia tomado a primeira dose da vacina, recebeu a segunda dose e deverá retornar ao posto, para a aplicação da terceira, a fim de completar o ciclo de imunização”.

Prevenção – A vacina V10 visa assegurar maior proteção aos cachorros, uma vez que o imunizante é considerado fundamental na prevenção de diversas doenças, como a cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina, além de quatro tipos de leptospirose, totalizando dez tipos de antígeno.

De acordo com a diretora de Proteção Animal da SMS, Michelle Holanda, não só os filhotes, mas também os cachorros com mais de 1 ano, que nunca foram vacinados, precisam da imunização completa. “O fato de o animal tomar apenas uma dose da V10 não quer dizer que ele já está imune. O cão pode adquirir alguma das doenças, que fazem parte do ciclo de proteção da vacina, caso não esteja protegido com as três doses.”, frisou. Ela faz um alerta aos donos e tutores para que levem seus cães para receber a segunda dose do imunizante”.

Oferta – Michele destaca que essa é a primeira vez que a V10 é oferecida gratuitamente, em Salvador, e que a aplicação do esquema vacinal completo chega a custar até R$270 em clínicas particulares. “Essa é a oportunidade de pessoas de baixa renda vacinarem seus animais. A oferta desse imunizante de forma gratuita garante o acesso à proteção e prevenção de doenças, até mesmo para os animais de pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com os custos da vacina”, lembrou.

Para o animal que nunca tomou a vacina e que é filhote, é necessário obedecer ao intervalo mínimo de 21 dias entre as doses, para a aquisição de anticorpos contra as doenças. A dose de reforço também não deve ultrapassar o período máximo de 30 dias para aplicação. Em casos extremos de doença a vacinação pode ser adiada.

As informações sobre o local de cadastro para vacinação V10 podem ser acompanhadas na página da Dipa no Instagram (@diretoriaanimalsalvador). Na ocasião, o tutor deverá apresentar a carteira de identidade, Cartão SUS e comprovante de residência, além da carteira de vacina do animal (se houver).

CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA ESTUPRADORES! Senador baiano apresenta relatório e afirma que projeto deu certo em vários países

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 3127 de 2019 sobre a castração química voluntária de reincidente em...

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu nesta quarta-feira (17) as sustentações orais das partes envolvidas no julgamento sobre a constitucionalidade da lei que estabeleceu...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA ESTUPRADORES! Senador baiano apresenta relatório e afirma que projeto deu certo em vários países

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 3127 de 2019 sobre a castração...
Fundação Jose Silveira

CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA ESTUPRADORES! Senador baiano apresenta relatório e afirma que projeto deu certo em vários países

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 3127 de 2019 sobre a castração...

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu nesta quarta-feira (17) as sustentações orais das partes envolvidas no julgamento sobre a...

FEZ A LIMPA: Homem disfarçado de estudante assalta comércios na Liberdade

Pelo menos três estabelecimentos comerciais foram assaltados por uma dupla e um dos suspeitos estava com farda de estudante...

Polícia Civil leva tecnologia e atuação conjunta de Departamentos para Micareta de Feira 2024

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a Polícia Civil levará modernização e inteligência policial durante sua atuação na...