Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeitura de Simões Filho promove Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação

A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF).

A ação visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, bem como empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, protegendo a população contra as doenças imunopreveníveis.

Neste primeiro momento, o público alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário e as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Já na multivacinação a população-alvo será as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

“Nosso objetivo é alcançar cobertura vacinal de 95% da vacina, que além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade estaremos aprimorando a cobertura vacinal conforme o Calendário Nacional de Vacinação. E, no dia 20 deste mês realizaremos o dia D com este objetivo, alcançar maior número de crianças vacinadas”, explicou a secretária de Saúde Iridan Brasileiro.

Para que a criança receba a vacina, os pais e/ou responsáveis devem comparecer a uma das Unidades de Saúde, tendo em mãos Cartão do SUS atualizado, CPF, Comprovante de residência e cartão de vacina da criança.

Sobre a Poliomielite
A Poliomielite também conhecida como pólio ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A infecção ocorre através do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Seus sintomas são febre, mal estar, vômitos, diarréia, dores de cabeça, garganta e no corpo, entre outros. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Salvador: 150 mil ovos de Páscoa e caixas de chocolate distribuídos para alunos da rede municipal

Todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino vão receber chocolates nesta quinta-feira (27) em mais um ano do projeto Páscoa na Escola, que...

Dupla investigada por pedofilia é presa em Itabuna

Investigações realizadas pela 6ª Coorpin e Deam de Itabuna identificaram perfis de usuários usados pelos suspeitos para carregamento de material de abuso sexual infantil Equipes...
Fundação Jose Silveira

Salvador: 150 mil ovos de Páscoa e caixas de chocolate distribuídos para alunos da rede municipal

Todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino vão receber chocolates nesta quinta-feira (27) em mais um ano do...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Salvador: 150 mil ovos de Páscoa e caixas de chocolate distribuídos para alunos da rede municipal

Todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino vão receber chocolates nesta quinta-feira (27) em mais um ano do...

Dupla investigada por pedofilia é presa em Itabuna

Investigações realizadas pela 6ª Coorpin e Deam de Itabuna identificaram perfis de usuários usados pelos suspeitos para carregamento de...

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: PM apreende arma em Teixeira de Freitas

Durante as ações da Operação Força Total, que está na 22ª edição, uma arma foi apreendida junto com material...

Burger King é condenado por discriminação racial em entrevista de emprego

O Burger King foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a um ex-funcionário que...