Salvador tem 4 mortes de macacos por febre amarela; vacina é reforçada

Subiu para quatro o número de mortes de macacos infectados pelo vírus da febre amarela em Salvador, este ano. O dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta quarta-feira (29). Na manhã desta quarta, o órgão já havia confirmado o primeiro caso da doença em macaco na capital baiana.

As quatro mortes dos animais, conforme a Sesab, foram registradas nos bairros da Vila Laura, região de Brotas, Itaigara, Itacaranha e São Tomé de Paripe, no subúrbio. O secretário da saúde do município, José Antônio Rodrigues, explicou, em coletiva realizada na tarde desta quarta, que um dos quatro macacos achados em Salvador, um ainda não é considerado, pelo município, como um caso registrado na capital, pois o animal veio de uma cidade do interior para Salvador.

Devido à confirmação dos casos, 400 mil doses extras da vacina contra a doença foram liberadas para a capital baiana nesta quarta-feira, com o objetivo de imunizar os cidadãos que não possuem duas doses registradas no cartão de vacinação.

O reforço na imunização da população começa na quinta-feira (30). Rodrigues ainda explicou que a expectativa é que a Bahia receba 2,5 milhões de doses, mas não detalhou quantas serão direcionadas para Salvador. “Não sei quantas ficarão na capital, mas isso será decidido em breve. Vamos para uma reunião em Brasília na quinta-feira para acertamos os detalhes”, explicou.
Vacinação reforçada

A imunização será realizada em 19 unidades de referência da capital baiana e outras cinco unidades no bairro de Vila Laura. Antes da descoberta da doença em animais na capital baiana, as vacinas era disponibilizadas apenas para crianças e viajantes. Agora, jovens e adultos com até 60 anos poderão se vacinar sem restrições.

Entre as unidades onde a vacina será disponibilizada estão: UFS Candeal Pequeno, Santa Luzia, UFS Vale do Matatu, CS Manoel Vitorino, CD Cardeal da Silva que fica em . O público também será vacinado no shopping center Vila Laura e na igreja católica do bairro.

O secretário municipal da saúde, José Antônio Rodrigues, destaca que os cidadãos devem ficar atentos às recomendações da vacina. “Quem já foi vacinado nos últimos 10 anos está imunizado e não precisa ser vacinado, está fora do grupo de risco. As pessoas com mais de 60 anos não devem tomar vacina a não ser que tenham um relatório médico, porque elas são mais sensíveis à vacina”, explicou o secretário.

Postos de referência para vacinação de febre amarela:

– Multicentro Carlos Gomes –Rua Carlos Gomes, 63/66, Centro.
– Centro de Saúde Virgílio de Carvalho – Rua Duarte da Costa, s/n, Dendezeiros.
– Centro de Saúde Péricles de Laranjeira- Rua Pitangueiras, s/n,
– Multicentro Liberdade- Rua Lima e Silva, nº 217, Liberdade (antigo 3º Centro de Saúde).
– USF Olga de Alaketu– Rua Edson Saldanha, s/n- Baixa do Tubo-Matatu.
– MulticentroAmaralina–Av. Visconde de Itaboray, nº 1193, Amaralina.
– Unidade de Saúde da Família Clementino Fraga – Av. Centenário, s/n, Centenário.
– Unidade de Saúde da Família Parque de Pituaçu – Rua Araújo Bastos, nº100, Pituaçu.
– Unidade de Saúde da FamíliaMussurunga I – Rua 1, Setor E, Caminho 16, s/n, Mussurunga I.
– Centro de Saúde Eunísio Teixeira- Rua Jurucutus, s/n, Saboeiro.
– Centro de Saúde EdsonBarbosa – Avenida Hilda, nº 02, Pernambués.
– Centro de Saúde Canabrava- Rua Bentivis, s/n, final de linha de Canabrava.
– Centro de Saúde Castelo Branco- Rua A, 3º etapa- Centro Social Urbano de Castelo Branco.
– Unidade de Saúde da Família Estrada da Cocisa – Rua Monte Claros, s/n, Paripe (final de linha da Cocisa).
– Unidade de Saúde da Família Alto da Terezinha- Rua Direta da Terezinha, s/n.
– Unidade de Saúde da Família Ilha Amarela- Rua Nova Esperança, Ilha Amarela.
– Unidade de Saúde da Família Alto de Coutos II- Rua Golan, s/n, Parque Setúbal, Alto de Coutos.
– Unidade de Saúde da Família Vista Alegre-Rua do Sabiá, s/n, Vista Alegre.
– Unidade de Saúde da Família Cajazeiras V – Estrada do Matadouro, Rótula de Cajazeiras, s/n.

*G1

Bahia registra 3.998 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram notificados 3.998 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,3%), 54 óbitos (+1,5%) e 3.547 curados (+2,3%). Dos 175.389 casos...

Ministério da Saúde lança campanha de amamentação

Ministério da Saúde lançou hoje (4) campanha de incentivo à amamentação. A medida marca a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, que ocorre na primeira semana de...

Ministério da Saúde financiará pesquisas em terapias avançadas

O Ministério da Saúde lançou ontem (3) chamada pública para seleção de pesquisas em terapias avançadas. A pasta vai disponibilizar R$ 47,2 milhões para financiar estudos no...

Em Salvador, pacientes de Covid-19 têm média de permanência de 1,2 dia em UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador apresentam uma média de permanência de pacientes infectados ou suspeitos por Covid-19 de 1,2 dia. O curto tempo de...