Prefeitura Municipal de Savaldor

Salvador comemora São Francisco Xavier com Missa Solene na Catedral e Carreata

Padroeiro das Missões de toda a Igreja Católica e Padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier será homenageado pelos fiéis soteropolitanos neste sábado, 03 de dezembro, data da sua festa litúrgica.

As homenagens começam às 9h com Missa Solene na Catedral Basílica, presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida e concelebrada pelo Padre José Abel Pinheiro, pároco da Catedral.

Após a missa, a Imagem Peregrina de Xavier sairá do Terreiro de Jesus em carreata em carro do Corpo de Bombeiros da Bahia em direção à Paróquia de Sant’Ana no Rio Vermelho, onde haverá uma nova missa para os devotos.

Assistente espiritual da Devoção ao Padroeiro de Salvador, o Padre Ângelo Magno Carmo Lopes informa que este ano comemoramos também os 400 anos de canonização de Xavier.

“Salvador tem duas datas especiais para pedir a intercessão do nosso Padroeiro, que é também o maior missionário da história moderna da Igreja Católica: o dia 10 de Maio, data estabelecida pela Câmara de Salvador e reconhecida pelo Vaticano em 1686 e também o dia 03 de Dezembro, dia da sua festa litúrgica”, explica Padre Ângelo.

História – São Francisco Xavier nasceu no então Reino da Navarra, na Espanha, no dia 07 de Abril de 1506.

Foi co-fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas) com Santo Inácio de Loyola, foi o primeiro núncio apostólico da Ásia e também o primeiro missionário cristão a evangelizar a China e o Japão.

Seu corpo incorrupto encontra-se na Basílica do Bom Jesus em Goa, na Índia.

Xavier foi eleito por unanimidade Padroeiro da Cidade de Salvador em 10 de Maio de 1686 e novamente em 1855. Em ambas as ocasiões, ele livrou a cidade de epidemias que dizimavam nossa população.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Porto Seguro

Arrecadação de impostos cai em 2023

A receita dos governos estaduais com tributos caiu 1% em 2023, em termos reais, na comparação com 2022. O...