Ba-Vi: PM dá recomendações e proíbe torcida do Bahia de se aproximar do Barradão

Hoje é um dia atípico. Para jogadores, dirigentes, imprensa e, principalmente torcedores e Polícia Militar. É a primeira vez que um Ba-Vi terá torcida única. O jogo será às 20h30, no , pela semifinal da Copa do Nordeste.

Como é tudo novo, é bom prestar atenção nas novas regras. Torcedores do Vitória, únicos que terão acesso ao estádio, transitarão sem problema pelos arredores do . Já os tricolores só poderão transitar até as bases móveis da PM, localizadas em frente a São Rafael e ao estacionamento do estádio.

- publicidade -

O tenente-coronel Eduardo Luis Costa Ferreira explicou como os torcedores devem proceder. “Teremos uma base móvel em São Rafael e outra base móvel nas proximidades do estacionamento do . Até ali, o torcedor do Bahia pode ter acesso. A partir daí não vai passar. Recomendo o seguinte: não pense que vai chegar lá, tirar a camisa e levar no bolso. Nós não vamos aceitar. Essa camisa vai ficar retida, porque se nós liberarmos, ele, fatalmente, vai vestir quando passar por nós. Pode ser vítima de um confronto. Ir para um jogo difícil com a camisa adversária, sabendo que é proibido, você está querendo algum problema”, explicou ele, que disse como a PM vai proceder ao encontrar torcedores que estejam usando a camisa do Bahia.

“Existe o direito de ir e vir do cidadão. Quando identificarmos alguém com camisa do Bahia, vamos abordá-lo e fazer uma recomendação para que ele evite as proximidades do estádio, para evitar qualquer tipo de reação violenta de torcedores mais exaltados”, completou.

Além disso, a segurança vai fiscalizar as redes sociais e reforçar o número de profissionais em áreas que costumam ter brigas de torcidas organizadas. “A preocupação da PM é abrangente. Temos as redes sociais, onde pessoas que não estão concatenadas com a vida em sociedade, criam conflitos, marcam confrontos. Nós temos nosso sistema de inteligência policial, que permite que a gente se antecipe. A nossa intenção é extirpar qualquer forma de possibilidade de um confronto. Nós temos que nos antecipar”, disse Costa Ferreira.

Serão intensificadas também as rondas policiais com motopatrulhamento nas principais vias de acesso, metrô, pontos de ônibus, estações de transbordo e entornos dos estádios. A ação policial contará com policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque, do Esquadrão de Polícia Montada, do Esquadrão de Motociclistas Águia, das companhias independentes de responsabilidade territorial e de Policiamento Tático (, Central e Baía de Todos dos Santos).

* Correio

Valtteri Bottas vence GP da Áustria na abertura da Fórmula 1

A Fórmula 1 abriu a temporada de 2020 com uma vitória tranquila de Valtteri Bottas, da Mercedes, mas com muita emoção para o restante...

Clubes da Série C pedem novo socorro financeiro à CBF

Em carta enviada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as 20 agremiações que integram a Série C do Campeonato Brasileiro pedem um novo auxílio...

Projeto colaborativo quer destrinchar trajetória da esgrima no país

O falecimento do russo Gennady Miakotnykh, técnico de esgrima do Pinheiros e da seleção brasileira, foi determinante para dois atletas colocarem em prática uma...