Prefeitura Municipal de Savaldor

Saques, sequestros e ameaças: deputado relata “terrorismo no campo” e condena invasões na Bahia

Protestos contra invasões de terra pelo interior da Bahia voltaram a marcar a discussão na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Uma das manifestações mais destacadas foi a do deputado estadual Tiago Correia (PSDB), que citou episódios de sequestros de propriedades, negociatas e saques de cargas e equipamentos praticados por grupos criminosos.

“Sei que temos muitos colegas que não têm a vivência meio campestre, são muitas pessoas que às vezes cresceram e nasceram nas cidades e não sabem as reais motivações de diversas dessas invasões que vem acontecendo em nosso estado da Bahia, que não tem como objetivo reforma agrária. São movimentos, muitas vezes políticos e muitas vezes movimentos criminosos, que buscam sequestros de propriedade com cobrança de resgate para ser devolvida aos seus donos”, disse Tiago Correia, durante pronunciamento nesta segunda-feira (3).

“Cobranças de valores para não invadir. Imagine, ‘se você não me der o dinheiro eu vou juntar uma turma e vou invadir a sua fazenda’. Negociata com terceiros para desvalorizar o valor venal dessas propriedades. ‘Invade aquela terra ali que eu estou querendo comprar e aí o dono vai ficar com medo, vai me vender mais barato’”, emendou.

Correia destacou a unidade dos produtores rurais para enfrentar as tentativas de invasões e lembrou da cooperação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, contra o “terrorismo” que vem acontecendo no campo.

“São invasões com intuito exclusivo de saquear essas propriedades. Eles estão identificando no estado as fazendas que têm armazenadas a sua colheita de café, junta uma turma, rouba toda a produção que está estocada e abandona a fazenda. Roubam tratores, roubam animais, muitas vezes se apropriam da fazenda e cobram, imagine, uma taxa para que o proprietário possa retirar o seu trator e os seus animais que estão na fazenda. Então é um verdadeiro terrorismo que vem acontecendo”, completou.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Municipal de Savaldor

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) uma resolução para regulamentar o uso da inteligência...