A empresa de telecomunicações Viasat vai lançar, nesta quarta-feira (25/04), um satélite de internet com 1 terabit por segundo (Tbps), a maior capacidade do mundo. Chamado de ViaSat-3, o conjunto de três satélites promete levar conexão para praticamente qualquer local do planeta.
O equipamento, que possui cerca de 6 toneladas e 45 metros de envergadura, será enviado ao espaço pelo foguete Falcon Heavy, da SpaceX, empresa espacial de Elon Musk, a partir das 20h24 (horário de Brasília), em uma base no Cabo Canaveral, na Flórida.
Esse é o primeiro satélite que vai cobrir as Américas. Ele começará a operar no Brasil no segundo semestre e, posteriormente, serão lançados um para cobrir Europa, Oriente Médio e África, e outro para a região Ásia-Pacífico.
Uma das vantagens do ViaSat-3 é a possibilidade de destinar a capacidade de tráfego para onde há mais demanda, por meio dos “beams” (ou feixes) dinâmicos. Atualmente, a maioria dos satélites utiliza “beams” fixos, isto é, a capacidade é definida antes do lançamento.
“Com os ‘beams’ fixos, você determina na construção do satélite onde vai alocar a capacidade e corre um risco de, depois, ter muita demanda e pouca capacidade em um lugar, e vice-versa”, disse o diretor-geral da Viasat Brasil, Leandro Gaunzser.