Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Em Irecê, Comissão de Agricultura da ALBA aprova convite para Coelba esclarecer deficiência no fornecimento de energia

Foto: Robson Oliveira/ Divulgação

Durante sessão itinerante realizada em Irecê nesta sexta-feira (28), a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou um convite para a Coelba esclarecer as deficiências no fornecimento de energia elétrica no estado. Produtores rurais e entidades que participaram da audiência, a primeira itinerante realizada pelo colegiado, reclamaram de problemas com a distribuição de energia, o que tem prejudicado a produção agropecuária.

A sessão foi realizada durante a 22ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (Expoagri). O encontro contou com a participação de deputados que integram o colegiado, além de representantes da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), do Inema, da Coelba e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb).

Na sessão, além do fornecimento de energia elétrica, os participantes debateram temas como as dívidas agrícolas com a União; financiamento bancário para o setor; reabertura do escritório do Inema no território de Irecê; e um programa de assistência técnica e gerencial continuada para os mini, pequenos e médios produtores familiares. A audiência itinerante em Irecê foi proposta pelo deputado Ricardo Rodrigues (PSD).

“Tivemos uma presença massiva da população, de produtores, além de representantes do governo e diversas entidades. Tivemos diversos encaminhamentos, mas o principal deles foi o convite para a diretoria da Coelba para que explique a situação da deficiência no fornecimento de energia aqui na região de Irecê e em todo o estado. Essa situação tem prejudicado a produção. Para que possamos desenvolver ainda mais o setor no estado, precisamos melhorar o fornecimento de energia”, afirmou o deputado Manuel Rocha, presidente da comissão.

Rocha ainda ressaltou que as sessões itinerantes vão continuar, com o objetivo de aproximar produtores do Legislativo. “Queremos promover debates sobre a produção do nosso estado, de forma a contribuir com o desenvolvimento do setor agropecuário, que representa 25% do PIB baiano e é um grande gerador de emprego e renda. É uma forma de nós, juntos, discutirmos os problemas, debatermos os temas de relevância e apresentar soluções”, destacou.

O deputado estadual Ricardo Rodrigues (PSD) destacou a importância da reunião realizada em Irecê com debates para o desenvolvimento do setor agropecuário na região. Ele salientou o diálogo com a Coelba e o pedido para reabertura do escritório do Inema na região. “Foi fechado há mais de oito anos. Uma região como a nossa com tanto potencial não pode ficar sem um escritório do Inema”, ressaltou.

O secretário de Agricultura do estado, Wallison Tum, ressaltou a participação dos parlamentares e das diversas entidades na sessão para discutir a produção agropecuária na região de Irecê. “É importante que a gente tenha esse debate para pensar o futuro da região de Irecê”, frisou.

*Evento* – A 22ª Expoagri começou nesta quinta-feira (27) e vai até o próximo domingo (30). O evento acontece no Parque de Exposições de Irecê-BA e está sendo realizado pela a Associação dos Pecuaristas de Irecê e Região (APRIR), em parceria com diversas entidades. A exposição é aberta ao público e contempla segmentos da Agricultura Familiar e do Agronegócio.

A estimativa é de R$ 30 milhões em negócios e perspectiva de 25.000 mil visitantes, que terão acesso a julgamentos de animais, lançamentos de tecnologias em máquinas, equipamentos, veículos utilitários, energias renováveis, além de palestras, oficinas, cursos e seminários.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de hérnia de disco

A cantora Preta Gil usou as redes sociais para informação aos fãs que recebeu alta após uma internação rápida...