As vendas de cerveja voltaram a crescer no Brasil no primeiro trimestre deste ano, mas não garantiram resultado positivo à Ambev, maior cervejaria nacional, dona das marcas Skol e Brahma. A Ambev vendeu 3,4% mais cerveja, em volume, e 1,1% mais em receita.
“Os volumes totais aumentaram 3,4% no trimestre, apesar da contínua retração do ambiente macroeconômico. Estimamos que os volumes da indústria de cerveja declinaram um dígito baixo. O premium continuou a crescer, com aumento de volume em dois dígitos”, informou a Ambev.
A Ambev teve lucro líquido ajustado de R$ 2,316 bilhões entre janeiro e março deste ano, 20,1% menor do que o registrado no mesmo período de 2016 e abaixo das expectativas do mercado no primeiro trimestre. O crescimento de custos ofuscou volumes maiores de vendas.
O custo dos produtos vendidos por hectolitro no Brasil subiu 29,1% na comparação anual, para R$ 96,90, enquanto a receita líquida aumentou 0,6% na mesma base, para R$ 228,90 por hectolitro, de acordo com o material de divulgação do balanço.
Mercado internacional
Em relação às operações internacionais, a empresa vê tendência positiva de volumes de cerveja na América Latina, mas segue cautelosa com o ambiente macroeconômico na Argentina.
Para América Central e Caribe, a Ambev diz que buscará elevar receita e expandir a margem Ebitda. Já no Canadá, o foco será equilibra volumes e preço, a fim de aumentar a rentabilidade.
Em 2016, a receita líquida da Ambev caiu 2,4%, para R$ 45,6 bilhões, no primeiro recuo de faturamento desde a criação da companhia em 1999.