Impunidade eterna na Espanha e Vinicius Júnior desaba: “campeonato de racistas”

O atacante brasileiro Vinícius Júnior sofreu mais um ato de racismo na Espanha. O crime aconteceu na tarde deste domingo (21/05), no Estádio Mestella, durante o La Liga. Por um longo tempo, o jogador foi chamado de macaco pelos torcedores e chegou a pedir para sair de campo. Ao rebater as ofensas, apontar um dos bandidos e ser agredido por um jogador adversário, ele foi expulso.

Após a partida, foi para o vestiário sem atender aos jornalistas e desabafou nas redes sociais.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, escreveu.

O time de Vinicius Júnior, o Real Madrid buscava empate, até que no segundo tempo, aos 27 minutos, o brasileiro sofreu racismo e, irritado, discutiu com os torcedores. Ao identificar, o camisa 20 denunciou ao árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea, que ignorou a situação.

A partida ficou paralisada por um longo tempo, então os torcedores, em coro, em alto e bom som, passaram a proclamar insultos como ‘macaco’ ao torcedor. A revolta por parte de jogadores e comissão técnica foi grande. O locutor do estádio pediu para que torcedores parassem de insultar o racismo para que a partida pudesse ser reiniciada.

Nos minutos finais, mais um problema. Enquanto a transmissão passava replay da finalização de Toni Kroos, o goleiro adversário Mamardashvili partiu para cima do jogador, iniciando confusão generalizada. Vinicius sofreu espécie de ‘mata-leão’ de Hugo Duro, foi empurrado e, ao reagir, foi expulso após análise do VAR. Nada aconteceu com os jogadores do Valencia.

Depois do término da partida, Ancelotti revelou que o jogador pediu para sair de campo, mas o treinador não quis deixar, alegando que o brasileiro não era o culpado, mas a vítima.

A La Liga disse que pediu as imagens para investigar o ocorrido. “Diante dos incidentes ocorridos durante Valencia x Real Madrid, no Estádio de Mestalla, LaLiga informa que já solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o ocorrido. Uma vez concluída a investigação, em caso de detectar algum crime de ódio, LaLiga tomará as medidas cabíveis. LaLiga também investigará as imagens em que insultos racistas foram supostamente dirigidos a Vinicius Jr. fora do Estádio Mestalla. La Liga tem sido proativa diante de todos os incidentes racistas contra Vinicius Jr, jogador do Real Madrid CF. Assim, apresentou uma queixa nove vezes nas últimas 2 temporadas perante o Comitê de Competições da RFEF, Comissão Estadual contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte”.

SIMULOU O ROUBO: Taxista é indiciado por colocar fogo no próprio carro para receber seguro na Bahia

A Polícia Civil concluiu a investigação de um caso em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Um taxista de 41 anos foi indiciado...

Homem é morto a tiros dentro de casa em Santo Antônio de Jesus

O clima esquentou logo cedo nesta quinta-feira (22/05) no bairro Urbis 1, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Um homem identificado como...
Pefeitura Municipal de Salvador

SIMULOU O ROUBO: Taxista é indiciado por colocar fogo no próprio carro para receber seguro na Bahia

A Polícia Civil concluiu a investigação de um caso em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Um taxista...
Fundação Jose Silveira

SIMULOU O ROUBO: Taxista é indiciado por colocar fogo no próprio carro para receber seguro na Bahia

A Polícia Civil concluiu a investigação de um caso em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Um taxista...

Homem é morto a tiros dentro de casa em Santo Antônio de Jesus

O clima esquentou logo cedo nesta quinta-feira (22/05) no bairro Urbis 1, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo...

Quatro países reduzem restrição da importação de frangos do Brasil

Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão reduziram a restrição geográfica para a importação de carne de aves brasileiras, medida preventiva...

TIROS EM VALÉRIA: Bandidos fogem para matagal após confronto com a PM

Durante uma ação da Operação Força Total na manhã desta quarta-feira (22/05), policiais militares foram recebidos a tiros por...