Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

35 projetos foram contemplados na nova lista do Programa FazAtleta

As novas resoluções do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico FazAtleta com 35 projetos aprovados foram divulgadas na edição da terça-feira (23), no Diário Oficial do Estado (DOE). Ao todo, 33 atletas e dois eventos esportivos foram contemplados no programa que beneficia e busca o desenvolvimento do esporte em inúmeras modalidades por toda a Bahia, por meio do Governo do Estado.

Para este ano, estão sendo disponibilizados R$ 6 milhões, mesmo valor executado em 2022, após um incremento inédito nos R$ 4,5 milhões previstos inicialmente. As propostas são aprovadas pela Comissão Gerenciadora do FazAtleta, presidida por Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Entre os atletas, as modalidades mais contempladas foram: ciclismo, com 19 representantes; judô, com sete; e tênis, com cinco. Os ciclistas já acumulam 35 projetos de atletas aprovados em 2023. O judô fica em segundo no ano com 14 atletas ao todo. Ambas as modalidades são uma das que mais trazem títulos e bons resultados no país e fora dele para o estado.

No tênis, os atletas, que disputam circuitos nacionais e internacionais, Enrico Figueiredo, Gabriel Godoy, Gabriela Bettoni e Luana Paiva já faziam parte do programa no ano passado e seguem neste ano. A novidade é o tenista Bernardo Belitardo. Além deles, Gabriel Rebouças Cardoso, na natação, e Phidelcina Ramos, no karatê, completam o grupo nesta lista de 2023, repetindo anos anteriores.

Eventos

O ciclismo também está presente na lista dos eventos com o Suba 100, organizado pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e previsto para este final de semana, começando na sexta-feira (26) até domingo (28), na cidade de Santa Terezinha. Desde 2015 no mesmo local, o evento de Mountain Bike XCM terá um percurso de 160 km e altimetria acumulada superior a quatro mil metros, com previsão de 1.500 competidores.

Com a previsão de 1.200 atletas participantes, a corrida de rua Turbo Run chega à terceira edição, sob a supervisão técnica da Federação Baiana de Atletismo (FBA), no dia 4 de junho, em Salvador. Após a primeira edição no Dique do Tororó, o local de largada será no estacionamento do Jardim de Alah, como na segunda etapa, com os percursos de 5 km e 10 km.

Programa

Criado em 1999, o FazAtleta é destinado a atletas, equipes e eventos, por meio do abatimento de até 80% do valor total do projeto esportivo como abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), enquanto os 20% restantes são de recursos diretos, para a empresa patrocinada. O proponente precisa apresentar um projeto com todos os documentos necessários e divulgados no site da Setre, na seção FazAtleta, que será submetida a uma análise prévia e, caso tudo esteja correto, à comissão gerenciadora.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...