Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Câmara recebe secretária municipal da Educação

Metas, avanços e um balanço das principais ações da Secretaria Municipal da Educação (Smed) foram apresentados pela titular da pasta, Paloma Modesto, em um encontro com os vereadores da capital baiana, na manhã desta segunda-feira (8), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador (CMS). O encontro inicia uma série de reuniões com representantes do Executivo Municipal e Estadual, conforme adiantou o presidente do Legislativo, vereador Leo Prates (DEM).

“Houve a substituição de alguns titulares de pastas e esse encontro é um dos que vão ocorrer com o intuito de conhecer melhor esse quadro e aproximar ainda mais a Câmara do Executivo. Uma vez por mês iremos receber aqui um secretário ou dirigente para que ele possa apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido e pensado”, afirmou o vereador Leo Prates. O próximo encontro será com Rogério Cedraz, presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Leo Prates agradeceu a Paloma Modesto “não só pelas informações e dados, mas também pela disponibilidade e aproximação com a Câmara”.

O presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer, vereador Sidninho (PTN), agradeceu a disponibilidade da secretária e disse que essa é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento acerca das iniciativas da Smed. “Os vereadores recebem diretamente as demandas da comunidade. Somos os responsáveis por encaminhá-las ao Executivo e dar as deliberações no âmbito da CMS”, disse o vereador.

Sidninho aproveitou a oportunidade para sugerir a Paloma Modesto a criação de um programa de encaminhamento ao primeiro emprego, seguindo os moldes do programa estadual. “Estamos também discutindo na comissão a terceirização da merenda escolar e convido a secretária para participar de uma audiência pública que iremos realizar no dia 19 deste mês”, pontuou o presidente do colegiado.

“A expectativa é que com o aprofundamento dos dados da Smed, possamos propor novos projetos, cobrar resultados e fortalecer ainda mais essa relação”, declarou o vice-presidente da comissão, vereador Felipe Lucas (PMDB).

 

Balanço

Em sua apresentação, Paloma Modesto pontuou que Salvador foi a capital que mais subiu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2015. Os dados de 2016 ainda não foram divulgados. A cidade cresceu de 4 para 4,7 nos anos iniciais do ensino fundamental, superando a meta de 4,2 e alcançando o índice projetado para 2017, que é de 4,5.

A secretária apresentou quatro iniciativas da Smed no encontro. Os programas Idade Certa, Escolab, Dinheiro Direto na Escola e Creche e Pré-Escola Primeiro Passo. “Esse entrosamento com a CMS é fundamental. É através da educação que podemos transformar a realidade ao nosso redor, então é importante que esse diálogo entre Executivo e Legislativo flua. Eu vejo os vereadores como grandes aliados da Secretaria e já pude comprovar isso em importantes iniciativas nesses meses”, disse Paloma Modesto.

A gestora mostrou dados que apontam uma redução de 30% da distorção idade série, um dos principais resultados do Programa Idade Certa. Outro resultado importante é a redução de 50% da evasão escolar.
A rede municipal de ensino conta com 442 escolas, 143.500 alunos e 7.425 professores. Destas vagas, 40 mil são destinadas a educação infantil, sendo que entre 2013 e 2016 houve um crescimento de 50,99% da oferta por meio da ampliação do número de creches, reforma e ampliação das unidades existentes.

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às 23h59 (horário de Brasília) desta...

Secretaria das Mulheres do Estado realiza campanha ‘Oxe, me respeite!’ no Moto Paulo Afonso

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) realiza, desta quinta-feira até sábado (25, 26 e 27), a campanha Oxe, me respeite!, durante...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às...
Fundação Jose Silveira

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às...

Secretaria das Mulheres do Estado realiza campanha ‘Oxe, me respeite!’ no Moto Paulo Afonso

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) realiza, desta quinta-feira até sábado (25, 26 e 27), a...

Em parceria com a UFRB, Feira Saúde Mais Perto leva atendimentos para Santo Antônio de Jesus

Mais de 4 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no...

Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8

O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma...