Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Posto do TRE inaugurado na Alba vai contar com todos os serviços da Justiça Eleitoral

Em quatro minutos, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), fez o seu recadastramento biométrico no posto que inaugurou na Alba com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, na tarde desta segunda-feira (8).

Aberta ao público, a unidade passa a funcionar de segunda a sexta, das 9h às 17 horas, inicialmente até o dia 19 de dezembro. O posto oferece todos os serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral, como transferência, regularização, primeira via do título, assim como os demais postos implantados em Salvador e outros 51 municípios da Bahia.

a30

A meta do Tribunal Regional Eleitoral é atingir quatro milhões de eleitores no Estado até o primeiro dia de 2018. Parlamentares, desembargadores, juízes, procuradores e dirigentes do Tribunal, Ministério Público e da Alba participaram da cerimônia.

Com o novo título de eleitor em mãos, o deputado Angelo Coronel elogiou a ampliação da segurança dos próximos pleitos possibilitado pela biometria e lembrou que a realização de eleições limpas, cristalinas, transparentes, em que a vontade do eleitor seja efetivamente representada, interessa não apenas aos eleitores – mas também aos candidatos, aos políticos.

Em seguida, colocou em seu nome e dos colegas, a “Casa do povo à disposição da Justiça (não apenas eleitoral), prometendo todo o apoio possível a esse processo de atualização cadastral e modificação do ato de votar”.

O desembargador José Edivaldo Rotondano pediu apoio aos parlamentares, prefeitos e vereadores de todo o estado para a agilização do processo e alertou sobre os problemas que advirão do cancelamento dos títulos de eleitores que não se recadastrarem: impedimento de receber salário (se funcionário público), obtenção de passaporte e exclusão de programas do governo federal, como o bolsa família – até a regularização da situação.

Para o presidente do TRE-BA o tempo disponível é suficiente para o atingimento da população alvo, mas antevendo filas, desconforto e sofrimento quando se aproximar o final do prazo legal, defendeu o esforço conjunto da classe política, dos meios de comunicação, e da comunidade para o esclarecimento popular.

O desembargador informou ainda que o processamento do recadastramento será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impreterivelmente até o dia 31 de janeiro de 2018, embora o atendimento ao público ocorra na véspera do recesso do Judiciário, em 20 de dezembro.

Os presidentes da Alba e do TRE descerraram juntos a placa alusiva à implantação desse posto de biometria da Justiça Eleitoral, logo após a assinatura do convênio de cooperação técnica que o viabilizou. O TRE forneceu os dois kits para o recadastramento biométrico, o material para confecção dos novos títulos e treinou os servidores do Legislativo encarregados do trabalho diário.

Bahia fica de fora da lista de locais que receberão terceiro lote da vacina contra a Dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27), na Praça Dois de Julho,...
Fundação Jose Silveira

Bahia fica de fora da lista de locais que receberão terceiro lote da vacina contra a Dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...
Prefeitura Porto Seguro

Bahia fica de fora da lista de locais que receberão terceiro lote da vacina contra a Dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27),...

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...