Governo do Estado da Bahia

Ataque de drones dos EUA na Síria elimina líder do Estado Islâmico

 

 

Os Estados Unidos anunciaram no domingo (9) que realizaram um ataque bem-sucedido com drones na sexta-feira (07/07), resultando na morte de Usamah al-Muhajir, um líder do Estado Islâmico no leste da Síria.

De acordo com o Comando Central dos EUA, o ataque foi conduzido com os mesmos drones MQ-9 que enfrentaram perseguição de aeronaves russas em um confronto que durou quase duas horas. O comunicado não forneceu detalhes adicionais sobre al-Muhajir.

“O Comando Central dos EUA realizou um ataque na Síria que resultou na morte de Usamah al-Muhajir, um líder do Estado Ismâmico no leste da Síria”, diz o comunicado,  sem dar mais detalhes sobre al-Muhajir.

No ano passado, o governo dos EUA intensificou ataques e operações contra supostos agentes do Estado Islâmico na Síria, matando e prendendo vários de seus líderes que se abrigaram em áreas sob controle rebelde apoiado pela Turquia depois que o grupo perdeu seu último território na Síria, em 2019.

A campanha liderada pelos Estados Unidos que matou o ex-chefe do Estado Islâmico Abu Bakr al Baghdadi, que se declarou o “califa de todos os muçulmanos”, desde então tem como alvo os líderes sobreviventes, muitos dos quais teriam planejado ataques no exterior.

Os comandantes militares dos EUA dizem que o Estado Islâmico continua sendo uma ameaça significativa na região, embora sua capacidade ofensiva esteja degrada e sua seu poder de restabelecer rede de apoio esteja enfraquecida.

O Estado Islâmico controlava um terço do Iraque e da Síria em seu pico em 2014. Embora tenha sido derrotado em ambos os países, seus militantes continuam a realizar ataques insurgentes.

 

 

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

FEMINICÍDIO EM SETE DE ABRIL: Mulher é assassinada pelo companheiro na frente dos filhos

Uma mulher foi assassinada pelo companheiro na noite dessa segunda-feira (26/02), no bairro de Sete de Abril, em Salvador....