Padrão FIFA! Todos os gramados das Séries A e B terão 105 x 68m

A CBF usou R$ 2,2 milhões do fundo de legado da Copa do Mundo e padronizou os gramados de todos os 43 estádios a serem utilizados nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Todos terão 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, medidas que a Fifa exige para torneios como a Copa do Mundo.

- publicidade -

O trabalho começou em agosto do ano passado – com o diagnóstico – e foi concluído em março deste ano. Alguns foram reduzidos drasticamente, como Ilha do Retiro e Serra Dourada, que tinham 110 x 75m. Além de padronizar o tamanho do campo, a CBF bancou mudanças como a instalação de traves de alumínio em todos os estádios, já que alguns ainda usavam as velhas traves de ferro.

Os clubes que quiserem mandar alguma partida fora desses 43 estádios terá que avisar a CBF com antecedência. A confederação, então, vai avaliar o estádio em que se pretende jogar antes de autorizar. Se for preciso fazer alguma adequação no gramado – e se houver tempo – a entidade dispõe de uma reserva financeira para bancar.

Ao longo do ano a CBF vai fazer visitas surpresa ao estádios, para saber se as medidas corretas estão sendo preservadas – pode haver alterações quando as linhas são repintadas ou quando a grama é cortada. Quando o trabalho de redimensionamento foi feito, 20 “marcos de medidas” foram instaladas. Trata-se de estacas de 15 centímetros que são enterradas nos gramados para garantir que as marcações sejam respeitadas.

Para ajudar na preservação dos gramados, a CBF doou equipamentos como máquinas de cortar grama e pintar linhas. A entidade também treinou os funcionários responsáveis pela manutenção dos campos.

info padronização CBF - tamanho oficial (Foto: arte esporte)


Fonte: GloboEsporte.com

Reviravolta na briga de Neymar com zagueiro: racismo ou homofobia?

Uma reviravolta na confusão entre Neymar e o espanhol Álvaro Gonzáles pode manchar ainda mais a imagem do jogador brasileiro. Nenhum meio de comunicação europeu conseguiu localizar...

Corinthians derrota Bahia por 3 a 2

Depois de três partidas consecutivas sem vencer, o Corinthians derrotou o Bahia por 3 a 2, nesta quarta-feira (16), na Neo Química Arena, em partida válida pela...