Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Nova etapa da Via Marginal vai ajudar a desafogar fluxo na Avenida Paralela

A partir desta quinta-feira (25), a população poderá contar com uma importante via construída pela Prefeitura que, além de facilitar o acesso entre os bairros de Pituaçu, Piatã e da Paz, vai servir para desafogar o fluxo de veículos no sentido aeroporto da Avenida Luiz Viana (Paralela), um dos principais corredores de tráfego da cidade. A via marginal construída entre o Shopping Paralela e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) foi entregue em cerimônia que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, acompanhados de demais gestores e autoridades municipais, representantes da instituição de ensino e do centro comercial, imprensa e população.

25 05 17 Pref ACM Neto Via Marginal Paralela foto Valter Pontes SECOM8

A atual obra faz parte da segunda fase de uma contrapartida decorrente de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) de R$ 3,5 milhões, assinado pelo município, Shopping Paralela e FTC. Com 600 metros de comprimento por 10,4 metros de largura, o novo trecho entregue dá sequência à pista secundária executada na primeira etapa de intervenções concluídas na região no ano passado. A extensão total é de 3,5 quilômetros.

O prefeito lembrou que, desde 2008, a população aguardava a conclusão desta via marginal, que atende a dois grandes equipamentos geradores de um fluxo de trânsito muito grande na localidade. “Agora vamos trazer boa parte desse fluxo para a via marginal, inclusive promovendo uma integração plena entre Pituaçu e o Bairro da Paz”, pontuou.

Também pretende-se, em pouco tempo, concluir as obras da Avenida Tamburugy, que passa pela região interna de Piatã e Patamares e que servirá como um novo acesso entre a Paralela e a orla da cidade. “Já vencemos diversos entraves e o último foi solucionado na semana passada. Com isso, a Prefeitura vai poder, de imediato, fazer essa ligação da Tamburugy com a nova via marginal. Com isso, teremos todo um sistema de mobilidade que vai dar mais conforto e qualidade por quem passa por esta região”, complementou ACM Neto.

25 05 17 Pref ACM Neto Via Marginal Paralela foto Valter Pontes SECOM27

Impacto – Com a marginal estendida, os motoristas de ônibus e de veículos menores que saem da Avenida Pinto de Aguiar terão tráfego mais direto. Ou seja, os condutores podem permanecer na via até depois do viaduto da Avenida Orlando Gomes, nas imediações do Bairro da Paz. A medida permite, ainda, o retorno para seguir pela Paralela no sentido Centro. O mesmo vale para quem sai do shopping e precisa fazer o retorno.

Trinta e duas linhas de ônibus que passavam pela via principal da Paralela vão trafegar pela marginal. De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, a marginal trará uma melhora significativa principalmente para a mobilidade desses coletivos, já que antes concorriam com veículos menores o acesso pela Paralela. A estimativa da Semob é de que 269 ônibus passem por hora na nova via. Os usuários de ônibus poderão fazer o embarque e o desembarque em pontos construídos em frente à FTC e ao shopping.

Primeira etapa – Na primeira etapa, a Secretaria Municipal de Mobilidade, através da Transalvador, em parceria com o Shopping Paralela e Colégio Villa, executou diversas intervenções na Avenida Paralela para dar mais fluidez ao trânsito. O investimento foi de cerca de R$ 10 milhões. O conjunto de obras contou com a construção da pista de pouco mais de 2km, incluindo um pontilhão com 90m de comprimento com três faixas e passeio com pista tátil. A pista de acesso ao pontilhão, no trecho da Caoa Hyundai até a entrada do Shopping Paralela, foi totalmente pavimentada.

Além disso, foram construídos passeios, meio-fio e gradil metálico, bem como implantado novo paisagismo e iluminação pública. Também houve a construção de duas baias para ônibus, uma no sentido aeroporto (em frente ao Shopping Paralela) e outra em direção à rodoviária (ao lado da passarela que dá acesso ao estabelecimento comercial), com o objetivo de evitar retenção nas vias por conta da parada dos ônibus.

Em apenas 30 minutos, PM apreende duas armas e munições em Casa Nova

Policiais militares da 25ª CIPM apreenderam duas armas de fogo e munições na manhã desta quinta-feira (28), em Casa Nova, na região norte do...

JOGADO NA MATA: Homem é morto com tiros na cabeça em Camaçari

Sem identificação formal, um homem foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (27/03), no bairro de Jaraguá, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A Polícia...

Em apenas 30 minutos, PM apreende duas armas e munições em Casa Nova

Policiais militares da 25ª CIPM apreenderam duas armas de fogo e munições na manhã desta quinta-feira (28), em Casa...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Em apenas 30 minutos, PM apreende duas armas e munições em Casa Nova

Policiais militares da 25ª CIPM apreenderam duas armas de fogo e munições na manhã desta quinta-feira (28), em Casa...

JOGADO NA MATA: Homem é morto com tiros na cabeça em Camaçari

Sem identificação formal, um homem foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (27/03), no bairro de Jaraguá, em Camaçari,...

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba),...

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na...