Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

EXCLUSIVO! Tudo sobre a chegada do maior rival do CV na Bahia e o rompimento do BDM com o PCC

Uma facção criminosa extremamente cruel e com práticas mais violentas que o Comando Vermelho (CV) acaba de desembarcar em território baiano. Trata-se do TCP, o Terceiro Comando Puro, que também é oriundo do Rio de Janeiro. O grupo nasceu após um rompimento entre lideranças do CV e já comanda o tráfico de entorpecentes em vários estados do país, a exemplo do Espírito Santo, que faz divisa com a Bahia na região do extremo sul.

Vídeos enviados ao Informe Baiano, na manhã deste sábado (19/08), mostram criminosos fortemente armados, no município de Santo Amaro, no recôncavo baiano. Eles exibem muros pichados com as siglas do Bonde do Maluco (BDM) e TCP, além da frase ‘Tudo 3’. “Bonde do Maluco e TCP, quebrando e amassando. Santo Amaro! Tamo aqui no ‘Miolo’. Olha lá a bandeirona. Tudo nosso”, diz um ‘soldado do tráfico’.

Documentos obtidos pelo Informe Baiano com exclusividade e ainda apurações com integrantes das polícias Federal, Civil e Militar revelam os bastidores do submundo do crime. O BDM iniciou um rompimento com o cartel Primeiro Comando da Capital (PCC), até então seu principal fornecedor de drogas e armas, no mês de Julho. Em seguida, algumas ‘Torres’ da facção baiana iniciaram diálogos com o TCP.

Informe Baiano

Entenda como tudo começou

O BDM na Bahia conta com cinco chefões, também chamados de ‘Torres’. São eles: ‘Jegue’, ‘Colorido’, ‘Dignow’, ‘Fofão’ e ‘Kel’. Abaixo deles, há outras ‘lideranças chaves’, algumas filiadas recentemente ao grupo, como por exemplo ‘Averaldinho do Calabar’ e ‘Mantena de Itapuã’.

O cartel PCC mantinha um ‘Pacto da Paz’ com todos os grupos criminosos que atuavam na Bahia, inclusive a facção CV. Com isso, conservava o monopólio do fornecimento de drogas e armas para todos os varejistas. Porém, parte da aliança foi rompida com a morte do traficante Jorge Rafaat, em 15 de junho de 2016. Rafaat conseguia manter os criminosos unidos. Anos depois, o CV começou a expandir a atuação na Bahia e firmou parcerias com outras organizações criminosas, a exemplo da Tropa do A (liderada por Fal e Daniel Baiano) e da Katiara (liderada por Roceirinho).

Isso aconteceu, principalmente, porque a prioridade do PCC sempre foi também o tráfico transnacional, através de submarinos ou navios, para a Europa e África. Com isso, deixou de dar assistência necessária ao BDM com fornecimento de armas para enfrentamento ao CV.

A investida do CV causou irritação no BDM, facção que ainda comanda a venda de drogas na maioria do estado. O BDM passou a pressionar o PCC para adotar medidas e a relação entre os dois grupos passou a ficar estremecida, sendo que o motivo principal da desavença envolveu Edson Silva de Santana, o ‘Jegue’ e um indivíduo conhecido como ‘Suiço’.

Fontes do IB revelaram que ‘Jegue’, que atua em vários locais da Bahia e seu ‘quartel general’ seria na cidade de Simões Filho, havia se afastado das atividades criminosas. Ele determinou que ’Suiço’ assumisse provisoriamente os negócios durante a sua ausência. Entretanto, após retornar, ‘Jegue’ se desentendeu com o seu gerente e decretou a sua morte. Desesperado, ’Suiço’ procurou o PCC e foi batizado pela facção paulista, que passou a lhe dar proteção. O BDM exigiu que o PCC entregasse ‘Suiço’, o que não aconteceu. A ousadia do BDM desagradou a cúpula do PCC, resultando em um “racha” aparentemente definitivo entre os grupos. Essa informação ainda não está totalmente clara.

No início de julho desse ano, a cúpula do PCC chegou a determinar a localização de alguns membros específicos do BDM que estavam escondidos na favela de Paraisópolis em São Paulo com a intenção de executá-los. Um dos bandidos do grupo baiano, um homem conhecido como ‘JB’, que estava fora do radar da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, chegou a ser localizado e morto supostamente pelo PCC no estado do Rio de Janeiro, vizinho a São Paulo. Inicialmente surgiu a informação que ‘JB’ teria ficado com uma mulher de um parceiro e teria sido morto pelo CV, mas há controvérsias. O fato é que ‘JB’ caiu em uma emboscada, no dia 22 de Julho.

Diante da guerra, chefões do BDM fugiram de São Paulo e conseguiram abrigo em outros estados, a exemplo do Rio de Janeiro, onde foi fechada a parceria com o TCP. Essa facção carioca, que domina quase 10% da venda de entorpecentes no estado fluminense, costuma também recrutar policiais e ex-policiais, o que a torna ainda mais perigosa.

Com isso, o TCP já é uma realidade na Bahia para fazer ‘frente’ ao avanço do ‘Príncipe Buel’ ou ‘O Manno’, chefão do CV na Bahia e que mora no RJ.

SSP e PF contra-atacam

Diante do cenário preocupante e possibilidade de aumento da violência na Bahia, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e pela Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) lançaram no dia 11 de agosto a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). As instituições, através de um Acordo de Cooperação Técnica, ampliaram o trabalho de inteligência.

O Informe Baiano questionou o secretário de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, e o superintendente Regional da Polícia Federal, Flávio Márcio Albergaria, sobre essa movimentação das organizações criminosas.

Werner, que é especialista no combate às facções criminosas e já atuou como delegado federal em setores de Inteligência, disse que “trabalha com todas as hipóteses” e “acompanha, através da Inteligência, a movimentação das facções criminosas”. “A gente já observa uma forma de agir parecida com facções de outros estados”, pontua.

O secretário reafirmou ainda que o Estado vem adotando “uma postura firme em relação a esse enfrentamento”. O chefe da SSP citou “diversas prisões que a gente realizou, algumas operações de intensificação, que é a concentração que a gente vem fazendo em algumas regiões de Salvador e no interior do Estado. A quantidade de armamento que a gente vem apreendendo, barricadas que nós derrubamos já esse ano, sistema de monitoramento para monitorar a atuação da polícia, que a gente desarticulou. E a gente vai continuar justamente com essas ações. A gente entende que o Estado tem que se fazer presente. A polícia está para servir, proteger e está a serviço do cidadão”, afirmou Werner.

Já Albergaria afirmou que “o movimento das facções está com os dias contados” e “todas as informações estão sendo trabalhadas no campo da Inteligência e serão convertidas em investigações”.

“Então, seja qual grupo for que esteja vindo ou crescendo aqui na Bahia será atacado, será reprimido, desde sua liderança no viés da descapitalização e a resposta vai ser dada, que a sociedade espera”, finaliza Albergaria.

SSP e PF ampliam combate às facções com nova Força Integrada

TRISTE REALIDADE: Fila para comprar e vender drogas para o CV em Tancredo Neves tem até mãe de família

Reconhecimento Facial contabiliza 357 mil pessoas nas festas de São Pedro

O público de 357 mil pessoas foi contabilizado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública nas festas de São Pedro, encerradas...

Prefeitura entrega requalificação da avenida Suburbana com ciclovia alargada, novos retornos e construção de via marginal

A Prefeitura de Salvador entregou na manhã deste sábado (29) a requalificação da avenida Afrânio Peixoto, conhecida popularmente como Suburbana, principal via de tráfego...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Reconhecimento Facial contabiliza 357 mil pessoas nas festas de São Pedro

O público de 357 mil pessoas foi contabilizado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública nas...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Reconhecimento Facial contabiliza 357 mil pessoas nas festas de São Pedro

O público de 357 mil pessoas foi contabilizado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública nas...

Prefeitura entrega requalificação da avenida Suburbana com ciclovia alargada, novos retornos e construção de via marginal

A Prefeitura de Salvador entregou na manhã deste sábado (29) a requalificação da avenida Afrânio Peixoto, conhecida popularmente como...

Vitória não treina por causa de agenda apertada e está pronto para encarar Athético Paranaense

O último sábado do mês de junho, dia de São Pedro e São Paulo, foi marcado pela reapresentação do...

PARTIU SP: Bahia encerra preparação e viaja para encarar Tricolor do Morumbi

O elenco do Bahia encerrou a preparação, na manhã deste sábado (29/06), para o jogo contra o São Paulo,...