Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“Paulista de Salvador”: Flora é homenageada na Câmara com presença de Ivete e Gilberto Gil

“Celebramos um momento especial, porque a Cidade da Bahia ganha, oficialmente, por meio desta Câmara Municipal, em sessão solene, mais uma filha ilustre”. Desta forma o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) iniciou seu discurso em evento de outorga do Título de Cidadã da Cidade de Salvador à produtora cultural Flora Nair Giordano Gil Moreira, realizado na noite desta quinta-feira (1º), no Plenário Cosme de Farias.

Ao som do Cortejo Afro, a esposa do compositor baiano e ex-vereador Gilberto Gil foi conduzida ao evento pelo vereador Kiki Bispo (PTB), o ex-vereador Pedrinho Pepê e pela produtora Ivana Souto. Em seguida, a cantora Gilmelândia emocionou os convidados que lotaram o Plenário e as galerias ao cantar à capela o Hino Nacional.

Ao justificar a outorga, Odiosvaldo destacou a contribuição de Flora Gil, à frente do Camarote Expresso 2222, para a projeção do nome de Salvador na cena cultural brasileira. “O Expresso 2222 alimenta as engrenagens econômicas da festa, ao mesmo tempo em que assegura a geração de emprego e renda”, frisou Vigas, ressaltando que a ideia do Título surgiu em conversa com o produtor Geraldo Badá e o compositor e jornalista César Rasec.

Flora na cms3

Das mãos da irmã, Fafá Giordano, e do vereador Odiosvaldo Vigas, Flora Gil foi outorgada cidadã soteropolitana. Descontraída, agradeceu a honraria. “Gostaria de agradecer ao vereador Odiosvaldo, ao presidente Leo Prates, a esta Casa, e a todos vocês, agora, meus conterrâneos”, declarou.

“Paulista de Salvador”

Após o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), assumir a direção da sessão solene, os integrantes da Mesa saudaram a mais nova soteropolitana. “Pela primeira vez esta Casa outorga uma cidadania para alguém que já era soteropolitana”, brincou o presidente referindo-se aos laços que unem há anos Flora ao Município.

Emocionadas, as irmãs Marília e Preta Gil, filhas de casamento anterior do compositor, expressaram gratidão a Flora. “Muito obrigada por cuidar da gente, das nossas vidas e de meu pai”, disse Preta. Antes, ao recordar do início do namoro entre Flora e Gil, utilizou o termo “Paulista de Salvador” criado por sua mãe como sendo um presságio para o que vinha a ser oficializado nesta noite.

Também emocionado, Gilberto Gil elencou três verbos ditos na tribuna que ajudam a compreender as maiores virtudes da companheira: “Abraçar, acolher e adotar”. “E a primeira coisa que ela abraçou na Cidade da Bahia foi a mim”, completou aos risos.

Integrando a Mesa, a senador Lídice da Mata (PSB) deu as boas-vindas a nova cidadã soteropolitana “em nome das mulheres baianas”. A formação da Mesa contou ainda com os vereadores Leo Prates e Odiosvaldo Vigas – gestor do Centro de Cultura da Câmara; Flora, Preta, Marília e Gilberto Gil; a cantora Ivete Sangalo; o presidente da Saltur, Isaac Edington; a empresária Lilibeth Monteiro e o produtor Pedro Tourinho.

Diversos artistas e gestores de cultura prestigiaram o evento. A sessão foi encerrada com a apresentação do afoxé Filhos de Gandhy.

Flora na cms2

FORA CENI: Relação do técnico do Bahia com jogadores estremecida, revela radialista

O radialista e setorista do Bahia, Márcio Martins, revelou que a relação do técnico Rogério Ceni com os jogadores do clube está estremecida. Em...

Tande sofre infarto e se recupera no hospital: ‘Fiquem atentos aos sinais’

O ex-jogador da seleção brasileira de vôlei Tande sofreu um infarto, na última sexta-feira (12/04). A informação foi confirmada pelo próprio medalhista olímpico, que,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

FORA CENI: Relação do técnico do Bahia com jogadores estremecida, revela radialista

O radialista e setorista do Bahia, Márcio Martins, revelou que a relação do técnico Rogério Ceni com os jogadores...
Fundação Jose Silveira

FORA CENI: Relação do técnico do Bahia com jogadores estremecida, revela radialista

O radialista e setorista do Bahia, Márcio Martins, revelou que a relação do técnico Rogério Ceni com os jogadores...

Tande sofre infarto e se recupera no hospital: ‘Fiquem atentos aos sinais’

O ex-jogador da seleção brasileira de vôlei Tande sofreu um infarto, na última sexta-feira (12/04). A informação foi confirmada...

Polícia Federal deflagra 26ª fase da Operação Lesa Pátria

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (16) a 26ª fase da Operação Lesa Pátria. A meta é identificar...

Salvador registra fortes chuvas na manhã desta terça-feira (16); veja previsão

Salvador segue registrando fortes chuvas nesta terça-feira (16/04). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de perigo,...