A partilha do leão e o aumento da carga de impostos do contribuinte baiano

“Apertar o cinto pra onde
Se já não tem mais lugar,
Estou com a barriga nas costas, meu Deus
Eu nem sei onde vou parar”
(Apertar o cinto, de Barbeirinho do Jacarezinho)

Assim contava Esopo em uma das suas fábulas: o leão, a raposa e o lobo combinaram fazer uma caçada juntos, ao fim da qual o produto da operação seria repartido entre os três. Finda a caçada, o butim foi dividido de comum acordo em três partes iguais. Foi aí que o leão ergueu a voz:

– Essa primeira parte é minha, conforme o combinado. A segunda também, pois eu sou o rei dos animais. E como sou o mais forte dos três, ficarei também com essa outra parte.

Nenhum dos companheiros de caçada ousou contestar a esdrúxula partilha do leão. Afinal, já naqueles tempos em que os animais falavam todos sabiam que os mais poderosos fazem as leis – e que cabe aos não-poderosos, mesmo sendo muito mais numerosos, tão somente obedecê-las.
Prepare então o bolso, meu caro leitor. Por precaução, cancele de imediato quaisquer gastos tidos como supérfluos, amável leitora. Avisem às crianças que o presente de natal será parcimonioso. Como diz o povo, em sua costumeira sabedoria: é hora de cortar o queijo, substituir a manteiga por margarina e apertar o cinto até o primeiro furo. É isso. Acautelemo-nos todos pois a trolha vem aí!

É que, na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues sequer esperou a votação pelo Congresso do projeto de reforma tributária apoiado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujos efeitos só começarão a vigorar a partir de 2029. O governante baiano mandou seu próprio pacote fiscal para a Assembleia Legislativa elevando de 19% para 20,5% a alíquota do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Foi a segunda majoração em menos de um ano: em março passado, a alíquota do ICMS foi aumentada de 18% para 19%, um presente de despedida deixado pelo governador Rui Costa para os baianos, antes de passar o cargo para seu sucessor. Houve reação da oposição, como sempre. Mas, com ampla maioria na Assembleia, Rui mandou passar o trator e o aumento foi aprovado praticamente sem discussão.

Dessa vez, porém, a reação não se limitou aos poucos deputados de oposição. O empresariado baiano reagiu alegando que a elevação da carga tributária fará crescer ainda mais os custos de produção, desestimulando os investimentos no Estado, reduzindo o consumo e gerando desemprego.

Em um manifesto assinado por mais de 50 entidades, entre as quais a histórica Associação Comercial da Bahia, a primeira do Brasil, fundada em 1811, os empresários dizem que o projeto de aumento do ICMS “é uma grave ameaça aos direitos e aos interesses dos cidadãos baianos” pois “prejudica o consumidor, principalmente o mais pobre”.

Pouco adiantou: a maioria governista na Assembleia aprovou o projeto a toque de caixa, no final da noite de terça-feira passada, dia 7. No dia seguinte, a lei foi sancionada pelo governador e publicada na edição do Diário Oficial da quinta-feira, 9.
O governo, que sonha em ser o leão da fábula, tem pressa em arrecadar. Cada vez mais, como se vê. Ao contribuinte, resta apenas pagar, sem tugir nem mugir. Quando muito tem direito a chorar no pé do caboclo.

José Carlos Teixeira
É jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político, mídia, comportamento eleitoral e opinião pública pela Universidade Católica do Salvador

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o Ministério do Desenvolvimento...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...
Fundação Jose Silveira

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...

Lula sanciona criação de título de renda fixa para estimular indústria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (26) a lei que cria a Letra de Crédito...