Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia

Alba aprova isenção de IPVA para veículos elétricos

Em sessão realizada na tarde desta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, por unanimidade, dois projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo. O PL nº 25.077/2023 altera a Lei nº 6.348, de 17 de dezembro de 1991, e concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros 100% elétricos de até R$ 300 mil. Já a proposta nº 25.108/2023 promove ajustes na estrutura organizacional da Polícia Militar.

A matéria que estabelece a isenção do IPVA para veículos elétricos já havia sido colocada em apreciação na sessão ocorrida no último dia 28 de novembro, quando o líder da bancada governista, deputado Rosemberg Pinto (PT), fez a leitura do seu parecer opinando pela aprovação. Na ocasião, o deputado Tiago Correia (PSDB) pediu vista do texto, o que interrompeu a discussão.

Além da isenção prevista, o projeto ainda define que o IPVA para veículos elétricos com valor acima de R$ 300 mil será de 2,5%. Na mensagem encaminhada ao Legislativo, o governador Jerônimo Rodrigues explicou que o objetivo da iniciativa é incentivar a aquisição de veículos elétricos no estado, em consonância com as políticas públicas voltadas à questão ambiental. “Esta é uma importante medida do Governo do Estado em prol da diminuição da poluição, uma vez que os automóveis elétricos não emitem poluentes, do fomento a atração de novos investimentos na área da tecnologia e do desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade ambiental”, argumentou.

Após a votação da primeira proposição que constava na ordem do dia, o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, colocou para apreciação o projeto que reorganiza a Polícia Militar baiana. Relatado pelo deputado Vitor Bonfim (PV), que deu parecer pela aprovação, o texto promove remanejamento de unidades e adequação de suas nomenclaturas. Em sua leitura, o relator destacou que a ação vem do comprometimento do governo estadual com o aprimoramento da prestação dos serviços de segurança pública.

Vitor Bonfim justificou a rejeição da emenda nº 1, que foi apresentada pelo deputado Pablo Roberto (PSDB) e previa o aumento da idade máxima para ingresso nos quadros da Polícia Militar. De acordo com o relator, essa é uma iniciativa que cabe ao Executivo. Já as emendas nº 2 e 3 foram apresentadas pelo próprio relator e foram acrescentadas ao texto original. Dentre as modificações indicadas, está a mudança nas expressões “Comando de Operações de Inteligência” por “Comando de Inteligência” e “Comandante de Operações de Inteligência” e “Subcomandante de Operações de Inteligência” por, respectivamente, “Comandante de Inteligência” e “Subcomandante de Inteligência”.

Findada a votação dos projetos, o presidente da ALBA convidou a todos os colegas de Parlamento para participarem da ação Natal Solidário, promovida pelo Instituto Assembleia de Carinho, que é dirigido pela presidente Denise Menezes. A iniciativa tem coletado alimentos não perecíveis que serão destinados ao programa Bahia Sem Fome, do governo estadual.

AMOSTRADINHO! Cantor grava vídeo dentro de viatura na Bahia e sem autorização

Viralizou nas redes sociais neste sábado (13/07) um vídeo em que o cantor Saimon Vitor, mais conhecido como “O Novinho”, aparece dentro de um...

DIA DO ROCK: Técnico Rogério Ceni faz homenagem e cita as cinco bandas favoritas

Neste sábado , 13 de Julho, é celebrado em todo mundo o Dia do Rock. A homenagem nasceu após o histórico concerto Live Aid,...

AMOSTRADINHO! Cantor grava vídeo dentro de viatura na Bahia e sem autorização

Viralizou nas redes sociais neste sábado (13/07) um vídeo em que o cantor Saimon Vitor, mais conhecido como “O...
Fundação Jose Silveira

AMOSTRADINHO! Cantor grava vídeo dentro de viatura na Bahia e sem autorização

Viralizou nas redes sociais neste sábado (13/07) um vídeo em que o cantor Saimon Vitor, mais conhecido como “O...

DIA DO ROCK: Técnico Rogério Ceni faz homenagem e cita as cinco bandas favoritas

Neste sábado , 13 de Julho, é celebrado em todo mundo o Dia do Rock. A homenagem nasceu após...

Brasil leva “Oscar do Turismo” como melhor destino para cruzeiros da América do Sul pela terceira vez consecutiva

Pela terceira vez seguida, o Brasil foi eleito o melhor destino para cruzeiros da América do Sul pelo prêmio...

FOI ROUBAR DE NOVO! Assaltante confronta PM no Subúrbio e não resiste

Um assaltante de ônibus coletivo trocou tiros com a Polícia Militar na sexta-feira (12/07) e acabou morto no bairro do...