Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Diversidade e política na maior Parada LGBT do Brasil. Fotos!

Aos gritos de “Fora, Temer!”, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece neste domingo, 18. Pelo menos 2 milhões de pessoas participam do ato na Avenida Paulista. Organizadores do evento também pedem a realização de novas eleições presidenciais.

“Nós queremos ‘diretas já’ para ontem”, afirmou Nelson Matias, sócio fundador da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo (Apoglbt), que há 21 anos organiza o evento.

“A Parada é uma festa, sim, mas também uma manifestação”, disse Matias. “Se fôssemos um País consciente já teríamos derrubado esse governo que está aí, mas estamos assistindo a tudo deitados em berço esplêndido.”

Por volta das 12h30, a atriz e apresentadora Fernanda Lima fez um discurso breve de abertura, em que defendeu a diversidade. “Estou muito emocionada”, disse. Embaixo do trio elétrico, o público puxou um “Fora, Temer”, que se repete em intervalos de poucos minutos.

Laico

Neste ano, a Parada LGBT adotou como tema o combate ao “fundamentalismo religioso”. “Independente de nossas crenças, nenhuma religião é Lei! Todas e todos por um Estado Laico”, diz o tema escolhido.

Para Nelson Matias, o avanço do protagonismo político de bancadas evangélicas é o principal responsável pelo que chamou de “retrocesso da pauta LGBT”. “Todos os direitos que conquistamos não foram pelo Legislativo, foram pelo Judiciário”, afirmou.

“As bancadas evangélicas têm emperrado nossa participação nas discussões”, disse. “Emperram a criminalização da homofobia. Propõem o Estatuto da Família e a retirada das discussões de gênero nas escolas.”

parada sp3

Dezenove trios elétricos desfilam entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, a custo estimado de R$ 2 milhões. Entre as atrações, a cantora Anitta se apresenta no trio do Uber, e a baiana Daniela Mercury, no da Skol – os dois patrocinadores do evento. Fafá de Belém e Tulipa Ruiz também fazem parte da programação.

parada sp2

O público é formado por todas as idades. “Eu adorei, o pessoal é muito divertido”, disse a aposentada Aparecida Persi, de 78 anos, que veio pela primeira vez na Parada LGBT, acompanhada da irmã Thereza Persi, de 76. “Eu sempre via na TV e tinha vontade de vir”, contou Thereza. “Eu não tenho preconceito: vejo todos como iguais.”

“O importante é que todo mundo se sinta feliz sendo o que é”, afirmou a estudante Mariana Reixelo, de 16 anos, também pela primeira vez na Parada LGBT. “Eu já vim umas dez vezes: adoro essa bagunça bonita, essa diversidade”, disse a tia dela, a autônoma Katia Picolo, de 51.

Com informações do Estadão

 

parada sp4

parada sp5

parada sp6

parada sp8

Simm oferece 41 vagas para esta sexta-feira (19)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 41 vagas de emprego em Salvador para esta quinta-feira (19). Os candidatos deverão...

MAIS UM BAVI: Condé foca construção de jogadas e Willean Lepo já está à disposição

Com a presença do lateral Willean Lepo, que se apresentou na quarta-feira, Léo Condé aproveitou o dia ensolarado e trabalhou intensamente com os atletas...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Simm oferece 41 vagas para esta sexta-feira (19)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 41 vagas de emprego em Salvador para esta...
Fundação Jose Silveira

Simm oferece 41 vagas para esta sexta-feira (19)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 41 vagas de emprego em Salvador para esta...

MAIS UM BAVI: Condé foca construção de jogadas e Willean Lepo já está à disposição

Com a presença do lateral Willean Lepo, que se apresentou na quarta-feira, Léo Condé aproveitou o dia ensolarado e...

Nath Finanças tem nome usado em golpe divulgado pela irmã de Davi do ‘BBB 24’; entenda

A influenciadora Nath Finanças, conhecida na internet por dar dicas sobre finanças, usou as redes sociais, na noite dessa...

EM VIA PÚBLICA: Mulher cercada e executada por traficantes em Cosme de Farias

Uma mulher foi assassinada a tiros na Rua Vale do Matatu, no bairro de Cosme de Farias, em Salvador....