Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

HISTÓRIA DE BINHO GALINHA: Deputado está acima de facções e seria um dos donos da Paratodos

A Operação El Patron, que mira o deputado estadual Binho Galinha (Patriota), que faz parte da base de apoio do Governo do Estado e é apontado como chefão de uma organização criminosa, não foi nenhuma surpresa. Nos bastidores da política e da ‘nobreza baiana’, a história do parlamentar já circulava com veemência. É vista ainda como um tapa na cara da sociedade nas barras da Justiça. O Informe Baiano ouviu quatro pessoas, três delas integram Forças de Segurança.

Nesta quinta-feira (07/12), equipes da Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, o Ministério Público Estadual e a Força Correcional Integrada FORCE/COGER/SSP/BA, cumpriram mandados com o objetivo de desarticular a estruturada e sofisticada organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais. O grupo atua em Feira de Santana, Salvador, Irecê e mais de 30 cidades. O homem tem passagem na polícia. Já foi apontado como autor de assaltos a banco, roubos de veículos, tráfico de drogas e homicídios.

Deputado esta acima de faccoes e seria um dos donos da Paratodos
Foto: divulgação

Conforme a fonte do Informe Baiano, Kléber Cristian Escolano de Almeida, o ‘Binho Galinha’, seria sócio de um dos três donos do Paratodos, o Jogo do Bicho na Bahia. “Ganhou eleição no dinheiro mesmo. Quem fez ele chegar na ALBA foi a Paratodos. Em Irecê, ele dividiu territórios com um deputado ligado ao Dadá do BDM, aquele que foi solto pelo desembargador”, disse a fonte do IB que participa da operação. O parlamentar recebeu quase 50 mil votos, a maioria em Feira de Santana, em 2022.

Kleber Cristian Escolano de Almeida
Fotos: divulgação

Na Princesa do Sertão, Binho Galinha é idolatrado em algumas comunidades mais pobres. Dois radialistas chegaram a classificar-lo durante um programa ao vivo como “exemplo para juventude” e “exemplo de sucesso e resiliência”. Apesar do baque e da repercussão do caso, no mundo político, a expectativa é que termine em pizza, pois há muita gente grande envolvida, inclusive “pessoas de gemada”, uma referência as estrelas douradas de oficiais superiores da PM.

O INÍCIO
O negócio de Binho envolveria diversas frentes criminosas. Ele teria iniciado a ‘carreira’ com roubo de cargas junto com três amigos. A fonte do IB revela que o grupo seria responsável por roubo de cargas em estradas e reaproveitaria o caminhão. “Eles montavam a carga em outro caminhão. Aproveitavam, não somente a carga, mas também o veículo. Vendiam, revendiam peças. A investigação aponta que ele é um dos caras que mais tem caminhão na Bahia”, pontua.

“Ele começa com atividades mais simples, a exemplo de roubo. Aí ganha fama e fica grande. Nesse momento é recrutado pelo Jogo do Bicho ao ponto de ganhar moral com o Jogo do Bicho do Rio de Janeiro. Depois disso, surgem outras situações. Existe a suspeita que é uma voz ativa, mas estaria acima de facções”, afirma a fonte do IB.

Deputado esta acima de faccoes e seria um dos donos da Paratodos 5
Foto: divulgação

Além do Jogo do Bicho, a sua principal atividade, Binho também estaria ligado ao roubo e desmanche de veículo. É aí que entra a localidade conhecida como ‘Roubalto’ em Feira de Santana. Ali ficaria o principal ponto do grupo na Bahia. Na ‘Roubalto’, são definidos os veículos e as encomendas que o grupo precisa. Então, ladrões são recrutados e atuam, principalmente, em Salvador. “Por exemplo, precisa de 10 carros da Chevrolet. Aí rouba e leva pra Feira. Lá, segue o destino. Desmancha ou manda para o interior ou para outros estados. A expectativa agora é que diminua consideravelmente o roubo de carros na capital”, revela outra fonte do IB.

Além do Paratodos, roubo de cargos e desmanche de veículos, o deputado baiano natural da cidade de Milagres também seria um financiador de ‘bocas de fumo’. Como seria isso? Ele emprestaria dinheiro para um criminoso integrante do Comando Vermelho (CV) ou Bonde do Maluco (BDM) para compra de entorpecentes e armas.

“Ele está acima de facções. Ele não tem lado. Não podemos afirmar que ele é integrante de facção A ou B, mas teria fortes relações. Ele empresta o dinheiro e a estrutura para qualquer um. Aí depois o cara paga a ele com juros pesados e também fica com uma dívida da gratidão”, disse outra fonte do IB.

“O negócio dele é negócio, mas a vaidade prejudica Binho. Algumas pessoas falam que a história dele pode ser comparada até mesmo com a de Pablo Escobar, mas com menor proporção. Isso porque Escobar cai quando entra na política. Ele cai por causa da vaidade. É semelhante. Lembra um pouco”, compara uma quarta fonte do IB ouvida na manhã de hoje.

OPERAÇÃO EL PATRON
Pelo menos três policiais militares também são investigados pela Operação El Patron, que tem como principal alvo o deputado estadual Binho Galinha. A fonte do IB revelou que um dos mandados foi cumprido na casa do parlamentar, que não pode ser preso ainda. Os policiais federais também estiveram nas lojas de comércio dele.

A PF, em conjunto com a Receita Federal, o Ministério Público Estadual e a Força Correcional Integrada FORCE/COGER/SSP/BA deflagraram, nesta quinta-feira, 7/12, a Operação El Patron, cujo objetivo é desarticular uma estruturada e sofisticada organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, atuante em Feira de Santana e cidades circunvizinhas.

Deputado esta acima de faccoes e seria um dos donos da Paratodos 6
Foto: divulgação

Na ocasião, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 700 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas, em cumprimento à decisão do Juízo da 1o Vara Criminal de Feira de Santana/BA. Participaram da operação 200 policiais federais e estaduais, além de 15 Auditores-Fiscais da Receita Federal e 6 Analistas Tributários.

A investigação teve início após recebimento de ofício encaminhado pelo Ministério Público do estado da Bahia, relatando graves ilícitos penais que estariam sendo perpetrados na região. Com o aprofundamento das diligências, colheram-se elementos probatórios que revelaram a participação dos indiciados num grupo miliciano e evidenciaram parte de sua estrutura, inclusive o seu poderio econômico.

Binho Galinha atualmente é detentor de foro por prerrogativa de função e, assim, malgrado tal circunstância, faz-se necessário esclarecer que, desde 2018, o Supremo Tribunal Federal vem entendendo que parlamentares serão processados e julgados pela justiça de primeiro grau em caso cometimento de crimes antes da diplomação do cargo e desconexo a ele.

Kleber Cristian Escolano de Almeida2
Foto: redes sociais

A Receita Federal, em cumprimento à ordem judicial, produziu relatórios apontando inconsistências fiscais dos investigados, movimentação financeira incompatível, bem como propriedade de bens móveis e imóveis não declarados e indícios de lavagem de dinheiro.

Observou-se a participação de três policiais militares do estado da BahiaTrio de PMs envolvidos com grupo criminoso do ‘Jogo do Bicho’ é preso durante ação da SSP, PF, MP e Receita Federal, os quais integrariam o braço armado do grupo miliciano, cujas atribuições seriam de efetuar cobranças, mediante violência e grave ameaça, de valores indevidos oriundos de jogos ilícitos e empréstimos a juros excessivos.

A deflagração da operação contou com o apoio do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (GAECO) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil da Bahia (CORE).

A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos. Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados se sujeitarão a penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

Posicionamento de Binho de Galinha

Tendo em vista as denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e que a pedido da Justiça estão sendo apuradas, com ações no dia de hoje (07) pela Policia Federal, Receita Federal, e o próprio MPE em Feira de Santana e região, o deputado estadual Binho Galinha vem a público esclarecer que está a inteira disposição da Justiça da Bahia, e que tudo será esclarecido no momento próprio. Mantemos nossas atividades pessoais e legislativas sem alteração. Confio na Justiça e estou à disposição para dirimir dúvidas e contribuir quanto a transparência dos fatos. No mais dizer que nosso jurídico está tomando as devidas providências para junto a Justiça prestar os esclarecimentos.

Nota da ALBa

A Assembleia Legislativa da Bahia não foi informada, muito menos citada, a respeito da Operação realizada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (07/12). As investigações estritamente ocorrem no âmbito policial. Caso a ALBA seja notificada ou instada a se pronunciar, o fará de pronto. O Regimento Interno da Casa não prevê nenhum tipo de sanção a parlamentares durante o transcorrer de investigações.

EL PATRON: PF cumpre mandados contra facção que seria de deputado em Feira de Santana

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de...

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil, nesta quarta-feira (1º). Atualmente, o nível...

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...
Fundação Jose Silveira

Lula sanciona lei que altera tabela do Imposto de Renda

Nesta quarta-feira (1º), durante ato com trabalhadores na zona leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da...

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil, nesta...

PRF flagra crime ambiental e resgata pássaros silvestres transportados irregularmente em ônibus de viagem

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 04 pássaros silvestres, no Km 265 da...

AstraZeneca reconhece efeito colateral de vacina da covid-19; entenda

A gigante farmacêutica AstraZeneca admitiu à Justiça, pela primeira vez, a ocorrência de um “efeito colateral raro” na vacina...