Ronda Maria da Penha é lançada em Vitória da Conquista

O município de Vitória da Conquista recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), a implantação da Ronda Maria da Penha, serviço destinado à proteção e acompanhamento de mulheres vítimas de violência de gênero. A unidade conta com 10 policiais já capacitados para atuar com o público fragilizado. A maior cidade do sudoeste baiano também ganhou uma nova sede da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. Ambas estão localizadas no Distrito Integrado de Segurança Pública, no bairro Jurema.

A ORMP funciona próxima à Delegacia Especial de Atendimento a Mulher. Esta é a quarta cidade do interior do estado a receber o serviço já instalado em Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso.

Com quase 18 anos de Polícia Militar, a capitã PM Débora Brito Nascimento Costa irá comandar a unidade especializada. “É preciso estar entregue ao trabalho e se colocar no lugar do outro para atender bem essas mulheres que já estão fragilizadas e buscam força”, explicou a PM.

O serviço terá apoio de órgãos municipais que vão dar continuidade ao acolhimento e prestar assistência psicológica. “Temos um elo e apoio com outras unidades que compõem a rede de combate a violência de gênero”, garantiu Débora.

Para o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, o combate à violência contra mulher deve ser constante e começa pela educação familiar. “Ensinando nossas crianças o respeito e amor ao próximo, evitamos que elas se tornem violentas em casa e que se envolvam na criminalidade”,
salientou Barbosa.

A secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, lembrou que o machismo, ainda muito presente na sociedade e umas das principais causas deste tipo de violência, deve ser combatido.

Além de construir novas estruturas de proteção e combate à violência doméstica, a SSP também inaugurou a nova sede da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) no Disep. “A reforma e ampliação desta importante unidade de combate ao tráfico de drogas foi possível através do apoio do Conselho Comunitário de Segurança da cidade. A sociedade Civil tem sido um parceiro importante na manutenção da segurança aqui em Conquista”, confirmou Barbosa.

Também na solenidade estiveram o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, e autoridades municipais.