Quais os profissionais mais atingidos pela violência em Salvador e RMS? Confira

Levantamento do instituto Fogo Cruzado apontou que os profissionais que atuam no trânsito, após os agentes de segurança, são os que mais são vitimados pela violência em Salvador e região metropolitana. O estudo foi enviado ao Informe Baiano, nesta segunda-feira (29/01).

Os dados revelam que em 2023 14 mototaxistas, 11 entregadores/motoboys, nove rifeiros, oito motoristas de aplicativo, sete vendedores ambulantes, quatro lideranças religiosas/comunitárias e três pessoas ligadas à política foram baleados em 2023 capital e RMS.

Alguns casos repercutiram em toda a Bahia e foi noticiado lê-lo Informe Baiano. Em 9 de dezembro, câmeras de segurança flagraram o momento exato em que o motorista Railson Santos Sousa, 40 anos, foi morto no bairro da Caixa D’Água, em Salvador.

Outro caso triste foi no dia 01 de outubro, na Estrada das Cascalheiras, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Um jovem identificado como Joab da Silva dos Santos, de 24 anos, foi assassinado com disparos de arma de fogo.

Já no dia 29 de agosto o motorista por aplicativo Cleyton Pereira Santos, 30 anos, foi morto dentro do seu carro, um veículo Chevrolet Spin branco, no bairro de Pero Vaz.

Policiais são principais alvos da bandidagem

A categoria mais atingida com a violência é a policial. Conforme o relatório, ao menos 37 agentes de segurança foram baleados em Salvador e região metropolitana em 2023, entre essas vítimas, 15 agentes morreram (três em serviço, oito fora de serviço/de folga e quatro eram aposentados/exonerados) e 22 ficaram feridos (14 em serviço, sete fora de serviço/de folga e um era aposentado/exonerado).

Os policiais militares foram os mais afetados pela violência armada. Dos 37 agentes de segurança, 26 pertenciam à categoria, o que representa 70% dos agentes baleados.

Balas perdidas

Cinquenta pessoas foram atingidas por balas perdidas: 15 morreram e 35 ficaram feridas. Dezessete crianças, 58 adolescentes, 1.666 adultos e 21 idosos foram baleados em Salvador e região metropolitana em 2023. Deste número, quatro crianças, 45 adolescentes, 1.334 adultos e 13 idosos morreram.

Motivos

Dos 1.804 tiroteios mapeados pelo Instituto Fogo Cruzado em 2023, foi possível identificar a motivação de 1.683 deles (93%). Os principais motivos dos disparos de arma de fogo na região metropolitana foram: Homicídio/Tentativa de homicídio (847); Ação/Operação policial (659); Roubo/Tentativa de roubo (200); Confronto direto entre facções (165); e Sequestro/Cárcere privado (47).

Motorista por aplicativo morto dentro de carro no Pero Vaz e a suspeita é latrocínio

Motorista por aplicativo é encontrado morto em Camaçari

CRIME NA CAIXA D’ÁGUA! Câmeras flagram momento em que motorista é morto por passageiro; assista

PM prende suspeito de tráfico de drogas em Teixeira de Freitas

Na tarde de domingo (20), policiais militares da 87ª CIPM prenderam um homem com entorpecentes na Rua Moisés Sampaio, em Teixeira de Freitas. Durante...

INSS: 714 mil já aderiram a ressarcimento por descontos ilegais

Mais de 714 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando reembolsos pelos descontos ilegais...
Fundação Jose Silveira

PM prende suspeito de tráfico de drogas em Teixeira de Freitas

Na tarde de domingo (20), policiais militares da 87ª CIPM prenderam um homem com entorpecentes na Rua Moisés Sampaio,...

PM prende suspeito de tráfico de drogas em Teixeira de Freitas

Na tarde de domingo (20), policiais militares da 87ª CIPM prenderam um homem com entorpecentes na Rua Moisés Sampaio,...

INSS: 714 mil já aderiram a ressarcimento por descontos ilegais

Mais de 714 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),...

NADOU NADOU: Suspeito de tráfico foge para o mar e é capturado na praia de Canta Galo

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi capturado na tarde desta segunda-feira (21), após tentar fugir da polícia...

Correios adiam pagamento de R$ 2,75 bilhões em dívidas para manter operações e evitar colapso financeiro

Em meio a uma grave crise financeira, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos decidiu postergar o pagamento de...