O prefeito Bruno Reis entregou nesta segunda-feira (29/01), a Casa das Histórias de Salvador e Arquivo Público, no Comércio. O novo equipamento fica ao lado da Cidade da Música). O evento contou com a presença do ex-prefeito ACM Neto. O evento contou com a participação especial do cantor Agatangelo, que interpretou sucessos de Roberto Carlos. Uma das músicas interpretadas foi ‘Amigo’.
Bruno exaltou o novo equipamento, um investimento de R$93 milhões. Ele lembrou que, antes da gestão de ACM Neto, “as pessoas tinham vergonha de levar os visitantes nos pontos turísticos”, pois “as ruas eram mal iluminadas e esburacadas”. O gestor pontuou que ACM Neto chegou na gestão e “deu régua e compasso”.
O prefeito citou diversos equipamentos que foram entregues nas administrações do União Brasil, a exemplo da Casa do Carnaval, e também um conjunto de intervenções. “As pessoas voltaram a sentir orgulho do Centro Histórico”. “A nossa cidade voltou a ser falada no Brasil e no mundo”, acrescentou. O equipamento “é mais um legado que vamos deixar”, comemorou.
O projeto do local, que é o primeiro centro de interpretação do patrimônio da capital baiana, contou com museografia assinada pela curadora Ana Helena Curti, do consórcio Memorar, e foi financiado com recursos do Prodetur.
O equipamento apresenta uma narrativa sobre os quase cinco séculos de Salvador, utilizando conteúdos digitais e um acervo físico que incluem saberes e fazeres das pessoas comuns, normalmente não abordados pela história oficial da cidade, ressaltando a contribuição negra e indígena para a formação da primeira capital do país, de modo a convidar os visitantes a participarem ativamente da reflexão acerca dos sentidos da memória e do futuro da capital baiana.
Ver essa foto no Instagram