CV exige ‘pedágio’ de políticos em Salvador e shows de bandas de pagode

Traficantes do Comando Vermelho (CV) estão exigindo de políticos pagamento de pedágio em Salvador. Os valores variam e há várias formas de contribuição exigidas pela facção.

O Informe Baiano conversou com lideranças comunitárias, que pediram anonimato e temem represálias. Os bairros onde há uma atuação mais intimidadora do crime organizado são: Cosme de Farias, Engenho Velho da Federação e Nordeste de Amaralina. Há relatos diversos também da região do Subúrbio, mas as localidades não serão especificadas para preservar os entrevistados.

“Todos os bairros que tem CV é a mesma coisa. O BDM e a Katiara amedrontam de outras formas. O CV é mais incisivo. Tem um bairro no Subúrbio que todos os candidatos a vereador tem pagar 10 mil reais ou 5 mil quando acontece algum evento deles. Não quero falar o nome. Mas se não pagar, cai fora. E quando acontece as obras eles ainda querem indicar pessoas para o trabalho”, disse a fonte do IB.

Outra liderança contou ao IB, também sob anonimato, que em Cosme de Farias os criminosos pediram “uma tocada” da banda Oh Polêmico. “Imagine aí. O show do Polêmico deve ser uns 100 mil reais. Eles querem que o candidato peça ao governo ou a prefeitura para bancar, mas não tem como. E isso é pra alavancar a venda das drogas”, denuncia.

Outro problema é que traficantes estariam se transformando em lideranças comunitárias ou colocando ‘laranjas’. “O resultado disso é que os verdadeiros líderes estão sendo impedidos de trabalhar. Eles fecham com um candidato e ninguém mais pode entrar”, acrescenta.

O IB também conversou com vereadores e deputados sobre o tema. Os políticos admitem que a situação está “insustentável”. Assim como as lideranças e os pré-candidatos sem mandato, eles também não querem ser identificados.

“Você não pode se envolver, mas tem que saber conviver. Não é fácil, é constrangedor. Se a gente sofre, imagine você as pessoas que estão ali diariamente. O governo precisa rever realmente essa situação, que não é um problema de polícia. É um problema além disso, muito mais grave. A lacuna foi deixada e as facções estão ocupando os espaços”, lamentou.

“Na minha área a relação com ‘eles’ não existe. Eles lá, a gente cá. Eles sabem que a gente faz pela comunidade e leva melhorias. Agora, realmente tem colegas que atuam em locais dominados pelo CV que reclamam. Prestar queixa? Não tem como. Todo mundo sabe disso. O povo sabe, a Polícia sabe, os políticos sabem e a imprensa sabe”, finaliza um político.

A assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse ao IB que a Pasta já determinou que a Polícia Civil investigue o caso e solicita que a população denucie esse tipo de ação através do Dique Denúncia, que é o 181.

Homem é preso suspeito de tráfico em Jequié

Policiais Militares do 19º BPM apreenderam drogas e detiveram um homem suspeito de tráfico de drogas, na manhã de sábado (19), bairro Joaquim Romão,...

Creatina: pode tomar sem fazer exercício físico?

Um dos suplementos alimentares do momento, a creatina tem uma série de benefícios, sendo um grande aliado do ganho de massa muscular, além de...
Fundação Jose Silveira

Homem é preso suspeito de tráfico em Jequié

Policiais Militares do 19º BPM apreenderam drogas e detiveram um homem suspeito de tráfico de drogas, na manhã de...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Homem é preso suspeito de tráfico em Jequié

Policiais Militares do 19º BPM apreenderam drogas e detiveram um homem suspeito de tráfico de drogas, na manhã de...

Creatina: pode tomar sem fazer exercício físico?

Um dos suplementos alimentares do momento, a creatina tem uma série de benefícios, sendo um grande aliado do ganho...

Morre a cantora Preta Gil aos 50 anos

A cantora Preta Gil, que lutava contra um câncer, morreu neste domingo (20/07). Ela tinha 50 anos. Fontes do Informe...

Tarifaço pode impactar vendas de suco de laranja, café, carne e frutas

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de estabelecer uma tarifa de 50% sobre todos os produtos...