Prefeitura Municipal de Savaldor

Iemanjá | Ação promove limpeza de praias e transformação de resíduos plásticos em arte

Nesta semana, uma ação conjunta entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a ONG Redemar e a cooperativa CRG de catadores promovem uma iniciativa inovadora de educação ambiental e economia circular. O objetivo é realizar limpeza nas praias de Itapuã e do Rio Vermelho no dia 31 de janeiro (confira abaixo a programação).

A equipe técnica da Sema realizou na segunda-feira (29) uma visita a Cooperativa CRG para identificar e coletar resíduos de plástico para confecção da arte reciclada, que será exposta pelo artista André Fernandes, no dia 2 de fevereiro, durante a Lavagem de Iemanjá.

A exposição contará com uma peça principal, representando uma onda de plástico em movimento, demonstrando as possibilidades criativas e sustentáveis de reaproveitar esses materiais. O processo de confecção da arte já foi iniciado, com a criação da base da onda de plástico.

A expectativa é de que a exposição seja um sucesso e inspire ainda mais pessoas a adotarem práticas sustentáveis em relação ao descarte de resíduos. A arte busca simbolizar o valor e a importância da reutilização dos resíduos plásticos e sólidos para preservar o meio ambiente.

A ação integrada aborda a temática da economia circular, enfatizando como é possível reutilizar os resíduos de diferentes formas. Além disso, busca promover a conscientização e o engajamento da comunidade local na preservação das praias e oceanos.

A iniciativa representa, ainda, o compromisso das entidades envolvidas em promover a conscientização ambiental, ações de limpeza e a valorização da arte como meio de transmitir mensagens positivas sobre a importância da preservação do meio ambiente. Assim, demonstra como a arte pode ser uma poderosa ferramenta para transmitir mensagens sobre sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

Programação para a ação conjunta de limpeza das praias:

31/01 Praia de Itapuã (Rua K) – 7h

7h – Recepção dos voluntários
7h10 – Momento conexão (educação ambiental)
7h30 – Início da coleta
8h20 – Triagem e separação
9h30 – Finalização (didática reflexão)
10h – Fim

31/01 Praia de Rio Vermelho (Colônia dos Pescadores) – 15h

15h – Recepção dos voluntários
15h10 – Momento conexão (educação ambiental)
15h30 – Início da coleta
16h30 – Triagem e separação
17h – Finalização (didática reflexão)
17h30 – Fim

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Municipal de Savaldor

Urgente: Marido que esfaqueou mulher na frente dos filhos em Sete de Abril se apresenta à Polícia

O homem suspeito de matar a jovem Ruana Karina dos Santos Silva, na terça-feira (27) em Salvador, identificado como...