Os poderes de Grayskull ou de como a força é pouco para enfrentar a crise na segurança

“No mundo de Etérnia bem distante daqui
Na luta pela paz um guardião vai surgir
A força e a coragem, ele nasceu para o bem
Os músculos de aço, nosso herói é He-Man”
(He-Man, de Sullivan e Massadas)

“Eu tenho a força!”, emulou o governo baiano, como se fosse He-Man, o invencível herói do reino de Etérnia, depois que a crise na segurança pública da Bahia, marcada pelo crescente avanço da criminalidade e pela escalada dos chamados crimes violentos letais, ganhou dimensão nacional, com reflexos negativos diretos até mesmo na avaliação da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pouco adiantou, porém, o recurso aos poderes de Grayskull, como fazia o pacato príncipe Adam, alter-ego de He-Man, para enfrentar as investidas do vilão Esqueleto, no desenho animado criado pela Mattel (a mesma fabricante da Barbie) para vender bonecos dos personagens – a exemplo do que ocorria com a franquia Star Wars.

Mesmo registrando uma queda de 6,36% no número de homicídios dolosos, na comparação com o ano anterior, a Bahia fechou o ano mais uma vez na liderança do trágico ranking nacional em 2023, com 4.622 casos contabilizados, conforme anunciado nesta quarta-feira, 21, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os números atestam que a Bahia segue imbatível em sua trajetória de campeã de homicídios dolosos, deixando em segundo plano até mesmo o Rio de Janeiro, onde há anos se trava uma verdadeira guerra envolvendo facções criminosas, narcotraficantes, milícias, policiais e até mesmo tropas das Forças Armadas.

Na verdade, são dois títulos nacionais na área de segurança conquistados pela Bahia no ano passado, o primeiro do governo Jerônimo Rodrigues – nenhum deles, no entanto, merecedor de qualquer comemoração, pelo contrário. Além de líder absoluto em homicídios dolosos (o Rio de Janeiro, segundo lugar, registrou 3.566 casos, 35,66% menos que no ano anterior), a Bahia é também campeã de letalidade policial.

No ano passado, o Estado contabilizou 1.689 mortes por intervenção policial – que é o jeito mais ou menos discreto de dizer que a polícia baiana matou 5 pessoas por dia em 2023, um aumento de 15,05% na comparação com o ano anterior.

Os números demonstram claramente que o aumento das ações militarizadas não é o caminho mais adequado para superar a crise na segurança pública da Bahia. Aliás, como bem sublinhou o próprio PT, partido no poder na Bahia há mais de 17 anos, em sua resolução para as eleições de 2024, publicada no final de agosto passado:

“A violência é um método inaceitável de ação por parte das polícias estaduais, que atinge a população mais jovem, pobre e preta do nosso país, assim como tem incidência nos próprios policiais”, diz o documento.

Nem mesmo o herói de Etérnia desconhecia isso. Como bem sabem todos os que eram crianças nos anos 1980 e início dos 1990, He-Man não largava a espada de Grayskull, mas, por incrível que pareça, nunca a usou em combate contra algum inimigo. Geralmente a usava para golpear um ou outro elemento do ambiente ou para se defender de tiros dos inimigos. Para ferir ou destruir ou destruir alguém, nunca.
É que, ao contrário do que pensam alguns desavisados, os poderes de Grayskull não se limitavam à força física. He-Man recorria mais à inteligência.

A Netflix lançou recentemente uma série com os personagens da antiga franquia. Uma sessão nostalgia viria a calhar.

José Carlos Teixeira
É jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político, mídia, comportamento eleitoral e opinião pública pela Universidade Católica do Salvador

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...