Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Novidades do Carnaval 2024, climatizadores e pontos de hidratação são elogiados por foliões e trabalhadores do Carnaval

Novidade no Carnaval 2024, os climatizadores, pontos de hidratação com bebedouros e equipamentos de ventilação instalados na chegada dos portais nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Centro) e Batatinha (Pelourinho) têm sido um sucesso. Montadas pela Prefeitura, as estruturas pioneiras no Brasil em festas de rua para amenizar os impactos do calor foram aprovadas tanto pelos foliões quanto pelos trabalhadores que atuam na folia.

Nos 11 pontos distribuídos entre Santo Antônio Além do Carmo, Barra, Ondina e Centro, a movimentação é sempre intensa e a satisfação é grande. Servidora pública do poder Judiciário, Lindoia Ribeiro, 68 anos, fez uso das estruturas instaladas nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande). Nesta segunda-feira (12), antes de chegar ao Garcia, onde ocorre a Mudança do Garcia, ela parou no ponto localizado no Campo Grande, ao lado do Teatro Castro Alves (TCA).

“Bebi água e me refresquei na última quarta, na Barra, e hoje estou usando de novo aqui no Centro. Que ideia maravilhosa! A Prefeitura foi certeira nessa iniciativa”, disse a foliã enquanto enchia o recipiente de água. A iniciativa também foi elogiada por turistas. Pela primeira vez no Carnaval de Salvador, a carioca, Luana Lis, 24 anos, ficou encantada ao se deparar com os bebedouros de água gelada logo no começo do circuito do Campo Grande.

“Curto Carnaval nos quatro cantos do país e até fora daqui. Nunca vi uma festa de rua com água para os foliões. Realmente, uma ação que merece muitos bons adjetivos, espero mesmo que outros lugares copiem”, brincou a turista.

Para quem trabalha no Carnaval, a estrutura tem sido de grande valia. O ambulante e catador Eduardo Luís da Silva, 56 anos, atua no Carnaval há 30. “Nunca tivemos isso. Com certeza é uma maravilha. Toda hora venho aqui e encho minha garrafa, e ainda aproveito para tomar para me refrescar do calor”, afirma.

Climatizadores – Os climatizadores instalados nos três principais circuitos são acionados, principalmente na parte da tarde, período de mais calor. Os equipamentos fazem umidificação por nebulização, e entram em funcionamento também no momento da saída dos trios. O sistema reduz a temperatura entre cinco a oito graus em área externa.

Acompanhando de perto o funcionamento dos pontos de hidratação e climatização, o diretor de Turismo, Gegê Magalhães, comemora o sucesso da iniciativa. “Estamos funcionando desde as lavagens, montamos no Fuzuê e Furdunço, e agora no Carnaval. Os foliões, turistas e trabalhadores do Carnaval estão amando. Sem dúvidas, foi uma das grandes novidades do Carnaval. Estamos muito felizes com a aceitação das pessoas. Pensamos em tudo com muito cuidado e os resultados têm sido incríveis”, considerou o diretor.

Protetor solar – Uma outra medida que também foi muito bem aceita pelas pessoas foi a distribuição de protetor, cuja iniciativa conta com parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Cerca de 50 colaboradores estão em todos os portais de chegada e ao longo dos circuitos entregando o produto entre às 12h e 16h, considerado período mais crítico de incidência solar.

Locais onde funcionam os pontos de hidratação e climatização:

Santo Antônio Além de Carmo:

Largo do Santo Antônio.

Barra:

Proximidades do Cristo (Rua Airosa Galvão)

Porto (Calçada do Hosp. Espanhol)

Marquês de Caravelas (Calçada ao lado da Subway).

Ondina:

Calçada em frente a um prédio Vermelho ao lado da Pizza Hut (Av. Oceânica)

Sabino Silva

Centro:

TCA (lateral do Teatro no Garcia)

Praça Castro Alves (em frente ao Glauber Rocha)

Terreiro de Jesus (ao Lado da Fonte)

Pelourinho (Casa do Benin)

Av. Joana Angélica (Calçada New Odonto).

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

Em janeiro deste ano, houve aumento no número de consumidores inadimplentes no país, após dois meses consecutivos de queda,...