Georreferenciar trios elétricos e patrulhas de bombeiros, além de disponibilizar o portal Operação Carnaval 2024 com controle de transporte de tropa, planejamento, controle logístico da operação e geolocalização dos postos de serviço são alguns dos serviços oferecidos pelo Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). O setor atende durante 24 horas por dia, oferecendo suporte na área de tecnologia da informação.
“Temos três canais de atendimento: WhatsApp, ligação telefônica e chamada de vídeo. Fizemos a distribuição de celulares funcionais e de computadores, instalação de internet (rede governo) e disponibilização de sistema de registro de ocorrência (Sinesp PPE) e de relatório administrativo digital. Com isso oferecemos todo suporte tecnológico para garantir agilidade e precisão no serviço da tropa no Carnaval”, explicou o tenente-coronel BM Ednei Factum.
O DMT iniciou o processo de suporte tecnológico antes do início da maior festa popular do planeta. A ação começa no final da folia, quando é realizada uma reunião para que os técnicos possam avaliar a atuação e começar os ajustes para o ano posterior. “Também realizamos o treinamento prévio de todo efetivo operacional empregado no Carnaval para utilização do rádio de comunicação e do sistema, o que tem que acontecer antes da festa”, completou o oficial.
Todo material explicativo foi feito de forma digital. Com a leitura do QR Code é possível iniciar uma chamada de vídeo com algum dos técnicos do DMT para a resolução de alguma ocorrência, além do suporte por WhatsApp e da ligação telefônica. “A ideia foi contribuir com o programa papel zero do governo do estado e ao mesmo tempo oferecer um serviço de qualidade para quem está atuando durante o Carnaval”, concluiu o tenente-coronel. Todos os postos do CBMBA instalados nos circuitos da Folia estão com todo o suporte necessário para atender os bombeiros e os foliões.